quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chinese Democracy

Tremo sempre quando vou comprar cigarros e peço um Português amarelo, com medo que me sirvam o Paulo China.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

30 anos, milhares de vidas


Sábado à noite, fui um dos 40 mil privilegiados que puderam assistir a um grande, grande concerto dos Xutos.
Sim, eu sei, tal como toda a gente já vi dezenas de concertos dos Xutos. Mas, na verdade, não ia a um já há alguns anos, e confesso que estava com saudades.
E o concerto deste sábado foi, de facto, muito especial.
Porque foi a comemoração dos 30 anos de carreira da mais importante banda portuguesa de todos os tempos (goste-se ou não), porque o estádio estava cheio, porque a banda está (ainda e sempre) em forma. E porque, naquele relvado e naquelas bancadas, estavam milhares de fãs a sério, que foram celebrar e acarinhar o grupo que serviu de banda sonora a tantos momentos marcantes das nossas vidas.
Mais do que admiração ou devoção, o que se viu naquele estádio foi, sobretudo, empatia e carinho, entre palco e público. Em três horas de concerto, as músicas que mais me tocaram foram algumas das minhas velhinhas preferidas: Prisão em Si, Esta Cidade, Enquanto a Noite cai, só para mencionar algumas. Tinha um bilhete a mais e, à última da hora, ainda tentei convidar o Amarelo. Ficámos amigos, há mais de 15 anos, exactamente por, na secundária, sermos ambos fãs de Xutos. Não o vejo há algum tempo, e teria sido um reencontro bonito, os dois a curtirmos tudo aquilo. Mas enfim, um gajo que, ao sábado à noite, tem o telemóvel desligado às 10 da noite, acaba por ter o que merece.
Mais do que a banda, quero falar do público. Vi malta de 60 anos, e crianças, muitas crianças. Vestidas a rigor, de t-shirt e braços em X, às cavalitas dos pais, que eventualmente se terão apaixonado ao som daquelas músicas. Foi bonito de ver todo o respeito entre o público, unidos por algo em comum, o que se passava no palco e se tem passado ao longo dos últimos 30 anos.
E os Xutos são isto. É o bitoque, não tem nada que enganar, e nunca falha.
No fim, quando as crianças já dormiam no colo dos pais (alguns alcoolizados), todos saímos dali felizes, e conscientes de termos presenciado algo histórico, e de termos participado na celebração de algo que nos une a todos.
Todos estão de parabéns: Kalu, Cabeleira, Tim, Zé Pedro, Gui, os excelentes e emocionados convidados (entre eles Camané e Pacman) e, de forma igual, todos os fãs dos Xutos.
E, pelo que vi nas bancadas, o legado da banda está bem vivo, naqueles pequenos braços cruzados dos milhares que, pela primeira vez, foram a um concerto de rock.

Rock on!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prémio "Best Product Placement"

Direitinho para a Comissão Nacional de Eleições por montar mesas de votos num stand de automóveis.

Debacle

E pronto, está feito.
O Socras ganhou, apesar de ter perdido uma batelada de votos. Aliás, o PS foi o único partido a descer.
A Ferreira Leite perdeu claramente e é a grande derrotada da noite. Saindo das europeias, Sócrates estava em KO técnico. Começou a campanha, Sócrates levou uma básica demão de marketing, e Ferreira Leite enredou-se em gaffes e parvoíces, numa campanha sem capacidade de resposta perante a bem oleada máquina socialista.
O CDS e o BE são o grandes vencedores destas eleições, sobretudo o primeiro, que passou a ser o terceiro partido mais votado. Acho que esta subida faz todo o sentido, porque o discurso de Portas encontra natural eco em muita gente insatisfeita no nosso país. Apesar de ser um partido que eu desprezo ideologicamente, considero que é bom para a democracia portuguesa este reforço. É um partido com uma ideologia própria e diferente de todos os outros, e é importante que existam opções para que os eleitores escolham. E a democracia é isto.
O Bloco deu mais um salto e parece-me que ainda não bateu no tecto do que pode crescer. Vamos agora ver qual a sua relevância, no parlamento. Na óptica de diversidade, é também muito importante.
A CDU, na qual votei, também subiu, mas claramente mostra que tem dificuldades em dar saltos e, em termos de votos, encontrar correspondência à grande influência social que felizmente ainda tem.
O povo falou. Respeitemos. Mas quem votou pela manutenção deste estado de coisas, que não se venha depois queixar. Enganado uma vez acontece; ser enganado duas vezes é burrice.


PS - as várias emissões televisivas foram de uma mediocridade que, confesso, até a mim me surpreendeu. Sempre as mesmas caras, a bonecada de um lado para o outro, sempre as mesmas opiniões dos mesmos gajos, os sorrisinhos tácticos, um universolo parolo, medíocre e provinciano. Nem uma opinião que se aproveitasse, nenhum golpe de asa. Uma noite sem chama, sem gás, sem magia, sem arte, sem um pouco de anarquia. Nada. A televisão é a montra que nos mostra um país fascinado pelo dinheiro, pela vaidade e pela ambição de poder. Somos um país de parolos liderados por um exército de iupis.

domingo, 27 de setembro de 2009

Crime e Castigo

Portugal gosta




Portugal merece

On Sale

A diferença entre o Sócrates e o Steven Seagal é que há momentos em que este último quase parece credível, enquanto arranca a cabeça a cinco gajos com um único rotativo.

No Future

A diferença entre a JS e beber uma garrafa de absinto em 20 minutos é que quando bebo absinto consigo parar de vomitar passadas duas horas.

White noise

A diferença entre a JS e um centro de emprego é que quem vai a um centro de emprego tem pelo menos de fingir que quer trabalhar.

Reacção após ouvir o discurso do Sócrates no Altis III

Qualquer sítio em que se ouçam as letras JS é bom para fazer um atentado à bomba.

Reacção após ouvir o discurso do Sócrates no Altis II

O Altis parece ter as condições acústicas e de frequência ideais que fazem dele um bom alvo para um atentado à bomba.

Reacção após ouvir o discurso do Sócrates no Altis

É oficial.O Sócrates é um cona de sabão.

Work Hard, Play Hard

Angela Merkel assegura reeleição e anuncia coligação com FDP

Porra, o Sócrates ainda agora ganhou e já fechou a coligação...

sábado, 26 de setembro de 2009

Voto de sábado

Eu amanhã voto é nestes gajos
















O que infelizmente me vai impedir de desfrutar da companhia destes gajos (mas vai valer a pena).


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dá-se-me assim a sensação que sou homem para no domingo votar nestes gajos


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Futuro risonho

Jaquim diz:
Coméqué?
fizeste sucesso no blog

Manel diz:
pois!
catano
três comentários!

Jaquim diz:
a malta quer é abardinanço

Manel diz:
claro!
para falar de coisas sérias estão as pessoas importantes e sisudas

Jaquim diz:
sim, que ganham alguma coisa com isso

Manel diz:
mas eu tb sou uma nódoa e ninguém me dá cargos importantes..

Jaquim diz:
pois, devias ter entrado para uma jota
perdeste demasiado tempo com a jola

Manel diz:
é, pó centro de emprego do rato
mas preocupo-me mais com ratas

Grandes males, pequenas soluções

Na hipótese de haver alguém a escutar o que o Presidente diz, não seria uma atitude preventiva dar a Cavaco Silva algum bolo-rei?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Coisas que fazem um gajo sentir-se velho e desencantado

No quiosque ao pé do trabalho.

eu: boa tarde. Era um Português Suave, por favor

a rapariga: diga?

eu: um Português Suave.

A mão dela deambula em direcção aos maços de tabaco, vagamente na direcção certa. Ainda tenho esperança, mas sou obrigado a ceder quando ela, em desespero de causa, agarra num maço vermelho.

eu, suspirando e sentindo-me ridículo e velho por ser do tempo do Português Suave: era um Português dos amarelos.

E lá se deu a transacção. Valeu a pena? Não creio.

Rock on, Fátima Lopes

Por estes dias, no novo programa da Fátima Lopes, uma emocionada senhora cega cantava.
Custou-me que ela não visse que desafinava imenso.

1...2... Experiência... Som!

Técnico etilizado a mudar as pilhas ao blog. Voltamos a emitir dentro de momentos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pois, diz que é coiso por causa daquilo

É só para dizer ao homem do estupefacto amarelo que pode voltar, está perdoado. Depois de um merecido (e implorado por alguns leitores) período de quarentena, creio que pode voltar sem receio. A malta está com saudades de ter alguém a quem insultar, e isso faz de mim um alvo. Não gosto disso.
Portanto volta.
Moderadamente, mas volta.
Um postzito por dia, de preferência sem paneleirices.
Pronto, com uma ou outra paneleirice, vá, mas só de vez em quando.
Mas só um por dia, como o Actimel. Diz que ajuda as defesas, mete um tipo dentro de uma bolha e ajuda a cagar.

PS: e vocês outros calões, que dizem que não escrevem porque têm coisas supostamente importantes como cirroses e filhos, toca a contribuir.