O obscuro universo do pop/rock português
Chegou às minhas mãos um cd, no minímo, surreal. Já tem uns anitos mas só agora tive a oportunidade de ouvir e, melhor ainda, ler o booklet que contém umas preciosidades dignas de transcrição:
Biografia do Pop/Rock 1997 Movieplay
"Liderados por Filipe Mendes, considerado ainda hoje um guitarrista de génio, os Chinchilas formaram-se em 1967 no Porto, sendo um grupo pioneiro da onda do rock psicadélico em Portugal... e aparecem aqui com uma versão de I'm a Believer, de Neil Diamond, tornada conhecida pelos Monkees"
"Formados em meados de 1963, os Titãs foram das primeiras bandas à Shadows surgidas em Portugal, ... grupo que, a partir de 1967, se vocalizou, com a entrada de José Lello, ex-Conjunto Sousa Pinto, actual secretário de Estado das Comunidades."
"Famoso pelos seus saltos à Tarzan em palco, vestido de Cabedal Preto, Victor Gomes e os Gatos Negros eram os verdadeiros reis dos festivais do teatro Monumental no início da década de 60. Rocker com carisma, Victor não chegou nunca a gravar com a sua banda, não existindo qualquer registo da sua loucura em palco."
"Os Mini-Pop, que mais tarde deram origem aos Jáfumega, são talvez o primeiro exemplo em portugal de uma banda de adolescentes, uma boys band."
"Daniel Bacelar, o Ricky Nelson português, hoje em dia oficial de tráfego da TAP."
" De seu nome verdadeiro José das Dores, Zeca do Rock gravou um único disco considerado o mais raro vinil nacional do género."
"Os Charruas, grupo ié-ié da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, foram o baptismo de música de Danny Silva"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário