domingo, 27 de julho de 2008

Dr. Jekyll & Mr. Corrupto

Freitas do Amaral, que era considerado o senhor mais douto do mundo, pronunciou-se sobre a cóboiada do conselho de justiça da FPF. E o que disse o ex-fascista? Que a reunião era válida - logo tornando lei as condenações a Pinto da Costa e Boavista - e que boa parte do sistema de justiça desportiva em Portugal deve ser bem investigada.
Ora bem.
O que é engraçado é que tanto o Boavista como o FCP vieram - claro está - atacar a decisão, lembrando que é "apenas a opinião de uma pessoa". Indeed. Acontece é que, quando foi anunciado que o caso seria entregue a Freitas do Amaral, nenhuma destas partes se mostrou contra. Ou seja, se a decisão é desfavorável, é apenas uma opinião. Mas não seria sempre "apenas a opinião de uma pessoa", qualquer que fosse o sentido da decisão?
Pois.
E já agora ouçamos o senhor Gonçalves Pereira, o tal presidente suspenso do conselho de justiça que tinha tudo feitinho para safar Pinto da Costa e Boavista: "Isto não é um parecer, é uma autêntica descoberta científica. O Direito é uma ciência que, tal como todas as outras, evolui, por isso talvez estejamos perante uma dessas inovações". E agora ouçamos o senhor logo depois de Gilberto Madaíl ter anunciado que ia entregar o caso a Freitas: "tem um percurso de vida e uma dignidade que aprendi a respeitar".
Estaremos perante um caso de dupla personalidade, ou de pura e simples cara de pau?

Sem comentários: