A comissão parlamentar de inquérito sobre o caso PT/TVI, aliás, sobre o facto de o primeiro-ministro ter mentido descaradamente ao parlamento e ao povo português, está perto do fim.
Desconhece-se ainda o desfecho, porque o relatório final ainda não foi votado. O relator, o deputado bloquista João Semedo, tem um trabalho parlamentar sólido nos últimos anos. E concluiu, no relatório, que Sócrates sabia do negócio, o que é absolutamente óbvio. O próprio Sócrates, perante o insustentável absurdo da sua primeira posição, veio dizer o mesmo. Afinal sabia, informalmente. Disse uma coisa e o seu contrário, mas diz que não mentiu, o que é extraordinário.
A comissão serviu apenas para uma coisa, para fazer guerra partidária. Porque tudo foi feito para que a verdade, verdadinha, não fosse descoberta. Perguntaram aos bandidos se fizeram bandidagens, e eles disseram que não, surpreendentemente. Apesar de haver escutas a mostrar que sim, e toda a gente as conhecer. Outros, como Sócrates, responderam por escrito, num documento feitinho pelo seu advogado pago a peso de ouro. Rui Pedro Soares teve o desplante de não responder sequer.
Sócrates diz que não sabia e não deu instruções. Mas confrontado directamente com conversas suas com amigalhaços como RP Soares e Armando Vara, não nega. Diz apenas que não fala de mensagens pessoais. E ainda há gente confortável com esta explicação.
O próprio procurador de Aveiro, cuja competência técnica está há meses a ser posta em causa por membros do Governo do mesmo Estado, veio meter o dedo na ferida. "Basta ouvir as escutas, e tudo fica claro", diz. E acrescenta ser "impossível tentar saber toda a verdade deste caso sem ouvir as escutas". E defende uma tese, que outros contestam, de que as escutas podiam ser divulgadas, e tidas em linha de conta, sem violar a legalidade.
Mas tudo foi feito para fingir que as escutas não existem. Pelos socialistas e por Mota Amaral, com a complacência de todos os "formalistas" que não se importam de continuar a ser enrabados, desde que se sigam os procedimentozinhos correctos.
Gostei muito da reacção do PS ao relatório. Uma monumental birra. O problema do PS é que continua em "denial", e recusa-se a enfrentar o facto de já não ter maioria absoluta no parlamento. E que, assim, tem de obedecer a coisas chatas, como regras democráticas. Na anterior legislatura, o PS sozinho aprovou o relatório que branqueou completamente o absoluto falhanço de Vítor Constâncio na supervisão bancária. Aí, cagou para as evidências e para todos os outros partidos. Porque tinha os votos todos, e as regras permitiam-lhe fazer isso. Agora já não gosta das regras. Faz birra, porque o relatório não é um ditado da sua autoria, como os anteriores.
Apreciei acima de tudo o facto de a reacção indignada do PS, na defesa da horna e da pureza de José Sócrates, ter sido feita publicamente por Ricardo Rodrigues, AKA o "Ricky Mãozinhas". É um sinal de desnorte e de decadência absoluta de um partido e de um Governo. Ricardo Rodrigues, como deputado sempre foi medíocre, e isto sou eu a ser simpático. Tudo o que fez foi lamber os colhões ao Sócrates, sempre, falando naquele sotaque açoriano com uma arrogância e uma altivez que não tem a mais vaga correspondência ao seu valor intelectual. E, com a parvoíce dos gravadores, perdeu a pouca credibilidade que tinha. Tal como este Governo e este primeiro-ministro, está a mais, mas parece que ninguém lhe disse. E não tem a merda de um espelho em casa.
Parabéns a todos aqueles que continuam a acreditar no "sistema". Ele foi desenhado para proteger os seus, portanto é prova de que, de facto, continua a funcionar. Que haja gente que se satisfaz com isto é a prova de que temos o que merecemos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
foste bem simpático com o mãozinhas, acredita...
eu fico com vontade de estar do lado do procurador de aveiro só por ele ter os tomates de ir contra essa merda de gente que manda aí no chiqueiro.
Arranjem-me uma coisa destas que eu resolvo os problemas do nosso país:
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.mod.uk/NR/rdonlyres/2E8E470F-B782-4FAA-A258-F76ABE8D7CC8/0/SniperRifle2.jpg&imgrefurl=http://www.mod.uk/DefenceInternet/Templates/LargeImageTemplate.aspx%3Fimg%3D/NR/rdonlyres/2E8E470F-B782-4FAA-A258-F76ABE8D7CC8/0/SniperRifle2.jpg%26alt%3DThe%2520new%2520sniper%2520rifle%2520in%2520detail%2520%255BPicture:%2520MOD%255D&usg=__06a20oHeaQEUCXxRegNMUQf49Xs=&h=594&w=800&sz=108&hl=pt-PT&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=79xzSiWcrhEWGM:&tbnh=106&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dsniper%2Brifle%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Doff%26sa%3DX%26tbs%3Disch:1
eu gostei do tal ricky a dizer que o relatório era um desprestigio para a A.R. e a levantar os olhos do papel que estava a ler, certamente, para ver se alguém desatava a rir à gargalhada.
Enviar um comentário