terça-feira, 22 de junho de 2010

O bolo-rei das furnas

Cavaco está de férias. O cidadão Cavaco, de Boliqueime, está nos Açores com a família. O que é chato é que levou consigo Aníbal Cavaco Silva, o presidente da República. E, estando ambos de férias, não puseram os butes no funeral do Saramago.
E isto não tem defesa, mesmo que muita gente o esteja a tentar defender.
Cavaco é Presidente da República. Tem que ir ao funeral do Saramago. E do Lobo Antunes. E do Deusébio. Ponto final.
A coisa é ainda mais grave quando sabemos que foi num governo seu que um merdas irrelevante chamado Sousa Lara retirou um livro de Saramago da lista para o Nobel. Tudo porque era e é um obscurantista iletrado que acha que cultura é papar missas e que fode sempre de luz apagada, e com a calça pelos joelhos. E Cavaco, até por isso, tinha obrigação de lá estar.
Há quem defenda que Cavaco foi coerente. Não gostava do tipo, portanto não foi. Se assim fosse, não devia sequer ter mandado a sua mísera mensagem oficial de condolências. Isso seria errado, mas coerente.
Depois vem o professor Marcelo, a catatua à procura de poiso. Sempre tão afoito a criticar e a mostrar-se melhor que os outros, e agora vem defender Cavaco. É um tiro na credibilidade deste personagem, que não passa de um comentador. Uma espécie de Gabriel Alves, portanto.
A morte de uma pessoa, e o seu funeral, não devem ser palco de quezílias ou ataques. Bem esteve o camarada Jerónimo, que criticou com sobriedade. Louçã foi o mais aguerrido, teve razão mas excedeu-se.
Manuel Alegre foi a nódoa habitual, porque desconhece a qualidade da subtileza e apareceu como gajo que está só a tentar ganhar votos com a polémica.

Voltando a Cavaco.
A principal razão para Cavaco ser um mau presidente, na minha opinião, é o facto de ser um boçal. É um tecnocrata ultrapassado, sem dimensão social ou humana para ser Presidente. Fala e age como se nunca tivesse lido um livro na vida. Como se não soubesse apreciar um quadro excepto aqueles de cães a jogar snooker e a fumar.
É por isso que é mau para nós, enquanto país, termos este retrógrado no lugar mais alto de Portugal.
Essa é que é a verdadeira tragédia, não uma ausência que só marca, de forma indelével, o ausente.

E não, nem todo o meu desprezo por Cavaco me dá qualquer vontade de votar no Pateta Alegre.






                                                                        








 "Ó Saramago, toma lá um peidinho de cozido das furnas!"

5 comentários:

funafunanga disse...

Como sei que há certa polémica acerca do local de repouso das cinzas do Saramago e porque creio que o Panteão não é local para um tipo que defendeu uma ibéria única com capital em Madrid (se bem que o Saramago já tinha expressado que não queria ir para lá - sacaninha previdente e vaidoso, heim, dedicou-se em vida a sonhar com o local perfeito do repouso das vetustas ossadas), desde já anuncio que a minha casa tem cinzeiros espalhados por vários cantos, alguns deles eu raramente uso.

O convite estende-se também ao Cavaco, claro.

papousse disse...

Bastard, já andaste mais longe de votar no Manecas. Já já.

Little Bastard disse...

Não me fodas, man. Posso não saber em que vou votar, mas sei bem em quem não vou votar. E isto aplica-se ao Pateta Alegre e ao senhor do bolo-rei.

funafunanga disse...

Needless to say, esta polémica nunca se colocaria com uma monarquia... É claro que a rainha Isabel II não foi a funeral do Bertrand Russel ou do Harold Pinter e muito menos do Sid the Vicious... Já nessa altura tinha a desculpa da anca e dos bicos de papagaio.

papousse disse...

A dada altura darás por ti numa puta de uma hesitação.

O mérito de tal dúvida será todinho do Cavaco.