Confesso que não sei muito bem.
Mas pronto, vou tentar explicar, porque isto talvez seja útil para mim.
Basicamente, como tantas vezes, é um processo de exclusão de partes.
Como tal, vamos por partes.
Começando por Cavaco, acho que não é preciso dizer muito. Mas bora lá.
O político no activo há mais anos na política, que diz que não é político. O impulsionador do nosso actual modelo económico, que deu o resultado que está à vista. E que agora diz que não tem nada a ver com isto. O tipo que se acha mais honesto que todos, embora tudo mostre o contrário. Um tecnocrata provinciano, sem cultura, sem mundo, sem qualquer lampejo de rasgo, de emoção, de nada. Em terra de cegos, quem tem meio olho é rei, e só isso justifica a sua popularidade, que diz muito do nosso país. O gajo que, durante cinco anos, permitiu a Sócrates destruir paulatinamente este país, e nada fez. E que agora ameaça que “agora é que é”, agora no segundo mandato é que vai trabalhar. Eu andei-lhe a pagar durante cinco anos para fazer o quê?
Depois há o Alegre. Uma fraude, um hipócrita, um cobarde pseudo-corajoso, que passou a vida a mamar na teta do PS e do poder, fingindo não ter nada a ver com aquele regabofe. Um tipo que não percebeu que, ao aceitar e pedir o apoio do PS, hipotecou qualquer hipótese de ser levado a sério por quem quer mudar alguma coisa. Defende o Estado Social, mas o PS mostrou ser o maior inimigo do Estado Social. Aparece como o regenerador do regime, como um candidato de “ruptura”, mas não é possível resolver a contradição entre isto e o facto de ser do PS, apoiado pelo PS, sustentado pelo PS. Os analistas já estão a culpar a associação ao Bloco pelo fracasso de Alegre. Mas estão a ver mal as coisas. A culpa do fracasso não é do Bloco, que nunca teria um candidato próprio com mais votos do que Alegre vai ter. A culpa é do PS e do próprio Alegre.
Chico Lopes é uma desilusão. Ainda pensei que pudesse haver o “efeito Jerónimo”: aparecer um gajo desconhecido mas cujo carisma natural pudesse entusiasmar. Mas não. Lopes é um gajo do aparelho, só. Não é mais nada, porque enquanto indivíduo não consegue mobilizar nada nem ninguém. Muito fraquinho. Dar-lhe o meu voto seria dizer ao PC “proponham um gajo qualquer, tanto faz, que eu dou-lhe o meu voto”. Mas eu prezo mais o meu voto do que isso. E quem acha que eu não vou pensar e dar-lhe o meu voto por ‘default’ está enganado.
Souto Moura nem sei bem o que anda para ali a fazer.
O Coelho é muito divertido e ainda bem que concorreu. Sempre animou as coisas.
E resta o Nobre. Como já disse, de cada vez que o homem fala fica mais perto de perder o meu voto. Por isso, e tendo em atenção o panorama alternativo, optei por não o ouvir. Basta-me saber que nunca mamou da política, que fez a sua vida e o seu percurso, que tem sensibilidade social e que, nisso, meteu mesmo mãos à obra. Só isso faz com que fique a milhas de distância dos outros todos. E acredito, sinceramente, que seja um homem livre e bem intencionado. E, neste momento, isso basta. Quando toda a gente diz mal dos partidos, creio que será uma boa mensagem que Nobre tenha uma boa votação. Para mostrar aos partidos que têm de mudar, que não é suficiente continuarem a agir da mesma maneira e oferecer-nos as mesmas más alternativas de sempre.
Domingo lá botarei a cruzinha. Para perder, mais uma vez.
Sem problemas.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Defensor Moura, né Souto Moura!
É igual, pá.
Tás como eu. Até lá vou evitar ver televisão, porque senão o gajo arrisca-se a perder um votante.
O meu muito obrigado.
Pois sim, o velho papão.
Felizmente consigo pensar pela minha cabeça...
o meieu muntum obrigadeede
Isto sim, é que é discutir os destinos do país!
Hasta la viiktórya, siempre!
Já não está magoadinho? Já passou? Bilu bilu bilu! Coisa mái linda!
Estou fulo! E não passa...
Não sei porque é que deveria estar magoadinho, mas se tu sabes é o que interessa, e isso ainda me deixa mais magoado.
Ohhhh! Ainda não passou!... Bilu bilu bilu... Núm choía pecanino!
Só não votei no Pinto da Costa porque se votasse, era mais um para o cabrão do bolo-rei.
Ainda por cima é um camper.
Olha um panasca de p90. Esses parecem pardais a tombar.
Enviar um comentário