Esta notícia já tem alguns dias, mas creio que não mereceu a atenção devida. Assim, cá vai:
IP8 vai cortar ao meio olival que produz o melhor azeite do mundo
"A Sociedade Taifas, que explora um olival com 700 hectares em Ferreira doAlentejo e que em 2010 ganhou o prémio para o melhor azeite maduro frutado do mundo, vai ter a sua exploração cortada ao meio pelo IP8.
João Filipe Passanha, um dos responsáveis da empresa familiar que produz azeite na Quinta de São Vicente desde 1738, diz estar "incrédulo" e preocupado pelo futuro da exploração. É que o prestígio já granjeado junto dos importadores que "são extremamente exigentes" com as condições ambientais da produção, pode ficar comprometido.
"O mais aberrante em tudo isto é que nem se deram conta das infra-estruturas que existiam", quando optaram trazer o traçado do IP8 pela Quinta de São Vicente, acentua Filipe Passanha, em declarações ao jornal Público.
Para além de perder cerca de 6000 árvores e uma parcela de terreno com três quilómetros de comprimento por 80 metros de largura, a viabilidade económica e ambiental da empresa pode ser afectada.
Com a herdade cortada ao meio "temos de gerir o olival nos dois lados da estrada", observa Filipe Passanha, que assegura que o traçado do IP8 - que ligará Sines a Beja - vai causar"impactes brutais na exploração".
Em 2010, a Sociedade Taifas exportou, para 18 países, quase 90% das 800 toneladas de azeite que produziu em lagar próprio.Os principais importadores encontram-se em Inglaterra, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Brasil, China e Estados Unidos da América".
terça-feira, 12 de abril de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Pode ser que o FMI resolva.
Ou o Liedson.
Já tem contrato assinado com o Benfica.
Foi por isso que decidiu não vender a casa que tem na zona da Expo.
Segundo consta, é o mesmo apartamento de onde se matou a tal modelo brasileira.
o Liedson andava a comer o pacote à mulher do Sá Pinto.
Diz-se que o Sá Pinto é completamente atrasado.
Enviar um comentário