terça-feira, 22 de julho de 2003

Em ponte que não cai, não se mexe!

O país acordou hoje em sobressalto, com a noticia de que há 25 anos que a estrutura da ponte de 25 de Abril não é estudada, verificada e sabe-se lá o que mais.

Os afoitos alarmistas nacionais gritam com os seus megafones do alto do Cristo-Rei, que a ponte tem um pilar assente numa falha sísmica. Isto não é de hoje meus caros alarmistas, a falha não foi para junto do pilar da ponte nos últimos 25 anos, porque não houve vigilância, a falha já lá estava muito antes da construção da ponte no ano de 66 dos anos de mil e novecentos.

As falhas sísmicas, são por natureza seres pacifícos, sedentários e pachorrentos. Esta pobre falha já foi suficientemente molestada e nunca se queixou.

Por isso e seguindo a doutrina do "em equipa que ganha não se mexe", sugiro que não estraguemos a relação apaixonada e duradoura entre ponte e a falha.

p.s. Informo desde já, de que não sou engenheiro, arquitecto, geólogo, metalúrgico ou esteja relaccionado de qualquer forma ou feitio com pontes e/ou falhas sísmicas. Assim sendo e em caso de calamidade, catástrofe ou pior relaccionado com a ponte 25 de Abril e a falha sísmica, declino toda e qualquer responsabilidade que possa decorrer desta "posta" delegando-a nas autoridades competentes.

Sem comentários: