terça-feira, 18 de novembro de 2003

O Guarda-Redes

Pedro Mexia escreveu um post hilariante sobre ele próprio no engate.
O post tem por título “Girls” (nítida influência Margarido-Rebelo-Pintesca) e versa sobre o encontro do poeta (o novo livro está muito fraco) com as jornalistas Rita Ferro Rodrigues, Andreia Vale e a “musa blogosférica”(sic) Joana Gomes Cardoso.

É adorável o post, pois percebe-se que o poeta Mexia (o novo livrinho é mesmo muito muito muito muito muito muito muito muito muito mau) está, enquanto escreve, a seduzir. Tentar é um direito.
Mais, o gajo tem, não só a certeza que as moças vão lê-lo, mas também a esperança de que vejam naquele naco de prosa uma singela, mas talentosa, homenagem.

Apesar do evidente equívoco do autor, aconselho vivamente a leitura do post a pessoas que não enjoem com facilidade, alertando, desde já, para um inevitável sentimento de piedade a que aquela adulação nos obriga. Haja estômago.

Só quem não abre a pestana não vê que o poeta Mexia tem umas enormes ganas de ser o Miguel Esteves Cardoso (a mim passou-me aos 18 anos, presumo que o Pedro Mexia tenha cerca de 21 mais uns 10 ou 12).
A maneira como corteja é muito MECiana. Género:Elas são umas deusas, e eu, apesar de simpático, não tenho hipóteses. E elas são tão giras!, e eu tremo. Tomo um Prozac (esta parte é optativa). E no fundo, no fundo, sou tão especial que elas, com grande surpresa e sorte divina minha, me vão achar graça. Como sempre, aqui que ninguém nos ouve. Queria o Mexia.

Regressando à terra: a piedade é inevitável. E chega a ser apelada pelo próprio poeta, de um modo expresso e penoso, quando diz coisas como “nenhuma precaução (...) me faria parecer outra coisa além daquilo que sou: uma morsa com colesterol”. Ou pior : “Aproveitei para amaldiçoar o Pedro que, a meu lado, sempre pinoca (sic), magrinho e bronzeado se pôs a conversar com a Joaninha, enquanto eu me sentava para tomar fôlego, de fralda de fora, e ocupando evidentemente o espaço de duas cadeiras”.

É de ir às lágrimas. À culpa. E à poesia:

Não era necessário, poeta,
Expores inseguranças tuas, feitas chagas
Brotadas naquela infância
Em que, no bairro e na escola,
Te mandámos para a baliza,
tanta vez.
Tanta vez.

Sem comentários: