sexta-feira, 4 de junho de 2004

Educação assim-assim

O novo filme de Pedro Almodóvar, "A Má Educação", é um filme de Almodóvar, do princípio ao fim. É um filme daquele Almodóvar, pré-Tudo sobre a minha mãe, em que tinha um universo próprio, tipico, kitsh, feito de bons filmes mas aos quais faltavam alguma coisa.
O senhor cresceu, parece ter sofrido, e arrancou, de seguida, duas obras-primas: o já citado "Tudo sobre a minha mãe" e "Fala com ela".
É, por isso, que senti alguma desilusão ao ver o novo filme, carregado de expectativa e polémica, pela história ligada à pedofilia e à igreja, uma combinação habitualmente explosiva. Vi um bom filme, mas apenas isso. E isso, depois de duas pérolas fantásticas, sabe a pouco.
É inegavelmente um bom filme, com a impecável realização do costume, um argumento um pouco mais marado que o habitual, uma fotografia algo mais contida do que a sua marca típica prometia, e um Gael Garcia Benal que promete ser a próxima grande estrela do cinema indie mundial.
Mas é também um Almodóvar regressado ao cinismo, ao desencanto e até a alguma aparente superficialidade, depois de nos ter deixado pensar que tinha desembocado na emoção verdadeira e à flor da pele.
É apenas "bom", mas será que isso chega?

ps- tem poucas mamas, alguma pedofilia e muita paneleiragem

Sem comentários: