terça-feira, 22 de junho de 2004

A Explicação(?)

Quatro viaturas médicas de emergência rápida do INEM estiveram hoje parcial ou totalmente inoperacionais por falta de pessoal, o que impediu pelo menos o atendimento a um septuagenário, que faleceu, segundo o presidente do Instituto.
As viaturas de Cascais e Santarém estiveram sem funcionar por falta de médico, enquanto a viatura de Setúbal começou a operar às 08:47 e a de Almada a partir das 11:00.
Segundo disse o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Cunha Ribeiro, a situação é "comum" e deve-se à falta de pessoal, mas "não coloca em perigo a emergência
médica".
Um septuagenário residente no Seixal que sofreu uma paragem cardio-respiratória não foi socorrido pela viatura de Almada, que se encontrava inoperacional, nem pela viatura de Setúbal, na mesma situação, tendo cabido aos bombeiros locais o seu transporte até ao Hospital de Almada.
A chamada da viatura - que está estacionada no Hospital de Almada - ocorreu às 08:30 e, uma vez que a viatura de Setúbal também se encontrava inoperacional, o transporte não pode ser assegurado por estes veículos, que estão apetrechadas com sistema de reanimação.
O septuagenário entrou já morto no Hospital de Almada, segundo Cunha Ribeiro, que não considera o caso problemático e refutou qualquer falta de meios por causa da assistência que o INEM está a
dar ao Euro 2004.
"Esta situação existe 365 dias por ano", disse, acrescentando: "É claro que preferíamos ter todas as viaturas operacionais, mas quando as viaturas estão a socorrer alguém, também estão inoperacionais para outras chamadas".

Ah, pronto, ficamos todos bem mais descansados.

Sem comentários: