quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Análise às primeiras jornadas da Liga futeboleira ou Rói-te de inveja Gabriel Alves!
Falarei apenas dos três grandes, que o resto, como é habitual, vai andar para ali a pastar.
O Sporting não joga nada, é um equívoco táctico pegado e tem um plantel banal. Os jornais e os responsáveis do clube começaram a época a empolar a qualidade dos jogadores, quando o seu verdadeiro nível está a par, ou até ligeiramente abaixo, do plantel do Benfica. Adorei quando o simpático Peseiro disse, na pré-época, que tinha um programa de computador que dizia que o Sporting tinha a melhor equipa. Devia ser da Compta......
O Glorioso está uma bela merda. Trapatoni não serve para o clube, o mesmo se aplica aos dirigentes todos, e depois há três ou quatro jogadores de bom nível, mas que não chegam para grande coisa. No último jogo, nada mudou em relação aos anteriores, excepto o resultado: não jogámos nada à mesma, só que desta vez o golito não caiu do céu. Acontece.
O tripeiro FCP tem sido a minha grande alegria neste início de época. Joga melhor que os rivais de Lisboa, mas tem um plantel infinitamente melhor. Parece-me óbvio, desde o início da época, que só uma incrível dose de azar e/ou de incompetência pode impedir o Porto de ganhar tudo em Portugal. Lá fora, a história é outra, e o FCP vai sofrer do efeito Grécia, ou seja, tem de se assumir como campeão e vai levar na anilha.
Como benfiquista, tiro algum gozo das palhaçadas do Sporting, mas o que me dá verdadeiro prazer são os empates do Porto. Com aquela equipa milionária (ainda alguém se lembra da equipa maravilha do medíocre SL Bieira?), qualquer pontinho largado aqui e ali toma dimensões de escândalo.
Vamos aos prognósticos:
plano interno: FCP campeão e vencedor da Taça; SLB segundo no campeonato e eliminado da Taça por qualquer equipa ridícula; Sporting terceiro no campeonato e a mesma figura que o SLB na Taça
plano europeu: o Sporting cai nos grupos da Uefa, o Benfica também, o Porto não passa a actual fase da Liga dos Campeões.
Ah, e em Fevereiro o brilhante Álvaro Magalhães será o novo treinador do Glorioso.
Haja esperança! Pró ano é que é!

Sem comentários: