segunda-feira, 20 de setembro de 2004

O escândalo do dia é....
...o pseudo-primeiro dia de aulas.
Não é que a educação das criancinhas esteja em risco, mas a trapalhada em que se tornou a colocação dos professores é apenas mais um sinal da forma como o poder político lida com a Educação.
Os professores, que têm uma função das mais indispensáveis em qualquer sociedade, já passam habitualmente as passas do Algarve para conseguirem trabalhar (!).
Nunca sabem se vão ter trabalho ou onde, se ficam se vão, se têm futuro na digna profissão que escolheram.
Só isto já é uma vergonha.
Mas o copo agora transbordou, porque a crise e o desnorte do sistema educativo se estendeu às criancinhas, aos pais, aos professores, ou seja, a todos e a toda a sociedade.
Pode ser um erro técnico, e não vou culpar a ministra da Educação por uma falha informática.
Mas ela tem, ou deveria ter, responsabilidade política. Como tal, a sua demissão não me chocaria mas devemos exigir, no mínimo, que se fale verdade e que não nos chamem de idiotas.
O que é inadmissível é a pose de beta arrogante daquela ministra, que perante o desespero dos pais vem à televisão defender que tudo está bem e que o sistema é fantástico.
O Governo prepara-se para demitir dois ou três responsáveis técnicos, medida que, após as conclusões do inquérito, talvez se justifique.
Mas, a nível de quem manda, tudo ficará na mesma. É assobiar para o ar e repetir uma mentira, que por mais vezes que seja repetida não passará a ser verdade.

Sem comentários: