quarta-feira, 16 de novembro de 2005

A Saga de Sacana Lopes XXI (?)

Se há uma coisa que o Sacana Lopes e sus muchachos veneram é o falecido Sá Carneiro, o “malogrado Rui Filipe” da política nacional.
No Verão de 2003, Sacana fez a CM de Lisboa aprovar o lançamento de um concurso para uma nova estátua de Sá Carneiro, revelando o seu desagrado com a Mona que adorna a rotunda do Areeiro. Foi Sacana Lopes quem inaugurou, emocionado, a Mona Estátua, enquanto Secretário de Estado da Cultura, mas isso agora não interessa nada.
O autor da Mona, indignado, interpôs um processo contra a CM de Lisboa, levando mais tarde o nosso Sacana Lopes a anular o processo e a entregar ao autor da Cabeça Gigante a encomenda da nova estátua. O artista assim fez, desenvolvendo o trabalho até à fase anterior à final, criando finalmente um modelo de corpo inteiro (o que até é pouco realista considerando os relatos de Camarate).
No entanto, já com a obra a caminho da realização final, Sacana Lopes volta atrás e decide, em Março de 2004, desistir da dita estátua, por esta “não preencher os requisitos” e por “um problema de escala em relação à praça”.
Resultado?
A CM de Lisboa ficou com uma dívida de 40 mil contos, ainda por pagar, um projecto que não saiu do gabinete e uma Mona Gigante que não saiu da rotunda.

Sem comentários: