sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

A vergonha

Tenho seguido nas últimas semanas as notícias acerca do que se tem passado na nossa querida Agência Lusa (se não sabem do que estou a falar procurem no Google que eu tenho mais que fazer).
O que se passa na Agência Lusa, de joelhos perante o poder (quem quer que seja), tem como primeira responsável a Directora de Informação, Deolinda Almeida, velha amiga do Luis Delgado e lá colocada por ele. No entanto, a manipulação e a subserviência vêm de toda a Direcção de Informação e amigos (Rui Moreira, António Bilrero, Matilde Ramalho, entre outros), que andam há anos nesta brincadeira. Quando muda o governo, muda o Director de Informação, mas os restantes membros mantêm-se. Resultado: se o novo Director é seu amigo, mantém-se o status quo; se não é amigo e quer limpar a agência, vê o seu trabalho boicotado sistematicamente por estes incompetentes.
Depois de mais um frete monumental feito pela Direcção da agência ao governo, a história chegou finalmente aos jornais. Isto levou a pedidos de audiência da Directora de Informação e do Conselho de Redacção da agência, depois deste último ter condenado a actuação da primeira. Curiosamente, o PS permitiu que a Directora fosse ouvida no Parlamento, mas rejeitou que o mesmo acontecesse com o CR, que defende os jornalistas da casa e sabe muito bem o que se passa lá dentro.
Mais: perante as críticas que choviam de todo o lado, a Directora pediu um parecer ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. Esse parecer, que chega a insultar o CR da Lusa, é divulgado em cima da audição da Directora no parlamento, e é-lhe obviamente favorável. Outro factor curioso: Óscar Mascarenhas, antigo presidente do Conselho Deontológico e que mantém grande poder nesse órgão até hoje, é actualmente "assessor" da Lusa, lá colocado pelo Luis Delgado, e empocha todos os meses 600 contos sem nunca ter trabalhado fosse o que fosse, pago pelos dinheiros públicos. Outro facto curioso: Óscar Mascarenhas, no dia anterior à emissão do parecer, passou o tempo todo a entrar e a sair do gabinete da Directora, de papel e caneta na mão.
O amiguismo, a corrupção e o favorecimento ao poder ultrapassa tudo o que se imaginava, e chega mesmo ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, o que já motivou, e bem, uma chuva de pedidos de desvinculação.
A Lusa é "apenas" a base de toda a informação que nós, enquanto consumidores, temos acesso todos os dias. A maioria do capital é do Estado, ou seja, somos nós que pagamos àquela cambada de parasitas.
A Lusa é uma agência fantástica, com jornalistas bons e com verdadeiro espírito de missão, mas liderados pelos parasitas acima descritos.
O mandato desta Direcção de Informação está a acabar. Estou muito curioso para saber se o PS vai ter a suprema lata de pagar estes favores com mais 3 ou 4 anos de tacho, ou se vai correr com os senhores que compõem aquela Direcção, o seu próprio gabinete de propaganda.
Tenham vergonha na cara, que isto já foi longe demais.

Sem comentários: