sábado, 15 de abril de 2006

Lauro Atónito Apresenta......

"O Tigre e a Neve", de Roberto Benigni.
Eu sou um fã do gajo, assumo-o. Vi todos os seus filmes desde o Johny Palito, o Monstro continua a ser a minha comédia preferida, adorei a sua participação em "Noite na Terra", do Jarmusch, enfim, é-me difícil não ir ver um filme novo do Benigni, sobretudo na eterna esperança de que ele volte a fazer uma boa e simples comédia como fazia antigamente.
E ainda não é desta.
Benigni utiliza mais uma vez a fórmula de "A Vida é Bela", humor misturado com drama, tendo como pano de fundo um acontecimento real de impacto humano e político, neste caso a guerra do Iraque (de que se vê muito pouco, e ainda bem).
É uma espécie de "A Vida é Bela" mas em menos, ou seja, o drama é muito menos dramático, a comédia é um pouco menos diparatada. E isso é bom, porque não passa o filme todo a mandar a mensagem de forma pseudo-subtil.
É Benigni, e por isso vale a pena ver (o anterior e aterrador Pinóquio já lá vai), embora eu tenha ficado com a sensação de que o senhor continua num beco criativo, limitando-se a explorar aquilo que já fez. Isto em si não me incomoda, não me importava nada de o ver fazer três ou quatro variantes de "O Monstro", mas já me conformei com a ideia de que ele não voltará aí, apostado em ser relevante e não apenas engraçado. É pena.
Em suma, recomendável para quem gosta do senhor e tem saudades do seu jeito macarroni screwball. Vai agradar aos fãs conquistados com o filme do Óscar e não vai alienar os antigos.
Não é muito, mas deu para matar saudades.

Sem comentários: