sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Ide mamar um nabo de dimensões avantajadas, s.f.f.

Não resisto a partilhar com os camaradas atónitos um e-mail que me foi enviado recentemente (sabe Deus por que motivo).
É algo extenso, mas peço a vossa paciência porque vale a pena.
Bora lá.

Após o sucesso da sua 1ª edição o FEST-i-BALL está de volta, apresentando um cartaz muito mais completo e recheado que a edição anterior. São 3 dias cheios de música e dança, e que contam com a participação de vários nomes da música e dança tradicional não só a nível nacional mas também a nível internacional.

A abrir este FEST-i-BALL temos logo na 6ª feira, a presença de 2 projectos portugueses bem diferentes: Discantus, projecto com influências vindas do jazz e do clássico que encantam com as suas composições e improvisos, e Fol&Ar banda recente mas com grande evolução que nos tem acompanhado em fantásticas noites de música e baile. Para fechar a noite contamos com a presença vinda de França de Stéphane Delicq considerado por muitos o mestre do acordeão diatónico capaz de, sozinho, encantar salas cheias de gentes dançantes.

Sábado e Domingo de tarde estão recheados de workshops para quem queira iniciar-se nestas lidas da dança tradicional europeia ou para quem queira aperfeiçoar a sua técnica. Podemos contar com workshops de valsas, portuguesas, mazurkas, finlandesas, danças do poitou e as suecas polskas, dadas por instrutores e professores já bem conhecidos no panorama nacional.
Como forma de diversificar um pouco o âmbito do festival, teremos também workshops de risoterapia, abraçoterapia e de yoga.


Na noite de sábado podemos contar com o ritmo acústico do contrabaixista Pascal Seixas elemento de vários projectos com grande projecção na música tradicional francesa (Minuit Guibolles, Dites 34, Traduvia); com a animação dos portugueses Roncos do Diabo com o seu repertório inovador da música tradicional portuguesa inteiramente baseado nas gaitas e percussões e novamente com a presença de Stéphane Delicq a fechar a noite.

No Domingo, e porque 2ª feira é dia de voltar ao trabalho, acabamos mais cedo com a apresentação dos Alfa Arroba, um recente trio de músicos que nos encantarão com a sua energia e sonoridade diferente que nos proporcionam devido à junção da concertina, clarinete e sax soprano.



Indeed, meus amigos.
Como rejeitar um convite destes?! Hã?!
Como resistir a Stéphane Delicq, esse génio do acordeão diatónico "capaz de, sozinho, encantar salas cheias de gentes dançantes"?!
Como resistir aos grandes e fabulosos Fol&Ar?
Como dizer que não aos inimitáveis Roncos do Diabo, esses magníficos especialistas da gaita?!
Mas, e sobretudo, como resistir aos apetitosos workshops de abraçoterapia e risoterapia, que prometem muitas horas de saudável paneleiragem comuna?

Já sabem: Festival FEST-i-BALL, no Teatro Ibérico, já este fim de semana!

Sem comentários: