domingo, 15 de julho de 2007

Tanto espinho....

...tem esta rosa.
O PS dantes tinha um punho, lembram-se? Depois veio o Guterres, o Blair, a terceira via, o marketing milionário, o socialismo na gaveta (agora sim, de forma definitiva), e, voilá, apareceu a rosinha linda. Inócua, parola, bibelástica, amorfa. Sim, porque de luta já não se faz a política, agora que o poder tanto clama pelos autoproclamados pais da democracia portuguesa.
Nos últimos tempos, a rosa definha a olhos vistos. E se as pétalas, apesar de todo o marketing, começam a perder a cor, os espinhos, esses, estão à vista de todos e picam, a sério, o povo, noutros tempos apelidado de "o mexilhão".
Vejamos alguns casos engraçados.
Primeiro foi a história da DREN, de censura pura e simples, de delito de opinião. A controleira em causa, a senhora dona chefe da DREN, veio depois para os jornais dizer algo parecido com a célebre frase de Jorge Coelho: "Quem se meter com o PS, leva!". Isto na altura deu polémica, mas enfim, Coelho é o tipo do PS, é essa a sua vida. Mas esta senhora, que supostamente ocupará o seu cargo devido a algum tipo de competência técnica, mostra que, mais importante que o saber, são os aninhos de percurso, que curiosamente começou na JS, como tantos líderes de pacotilha deste nosso país.
Depois mais casos, na Saúde, também por delito de opinião contra o Governo. Já nem falarei das mortes causadas pelo nosso ministo das contas de merceeiro, que faz contas às poupanças em euros o custo das mortes de gente.
Na AR, perante o combate cerrado da oposição a esta inacreditável censura da máquina do PS que tudo ocupou, o líder parlamentar socialista ouviu mais de uma hora de críticas. Quando respondeu, nem uma palavra acerca de qualquer caso concreto. Nem uma explicação. Apenas um slogan: "o PS não aceita lições de democracia seja de quem for".
Fantástico.
Depois, num caso mais recente, o digníssimo José Miguel Júdice, homem do PSD, é convidado por José Sócrates para liderar a revitalização da zona ribeirinha de Lisboa, pouco tempo depois de surgir, de forma surpreendente, como mandatário na campanha autárquica de António Costa. Para além desta estranha coincidência, resta uma pergunta: que raio de conhecimentos expecionais terá o advogado para lidar com a zona ribeirinha de Lisboa? É pescador de domingo? Talvez tenha um barco?... What?!
Felizmente Júdice veio esclarecer-nos, lembrando que a sua actuação não se reduz à de simples advogado e que as suas competências e interesses em muito o ultrapassam. Sim, de facto. E talvez os grandes clientes do seu escritório de advogados, com interesses na construção e noutras áreas da zona ribeirinha lhe possam dar uma ajudinha....
E, no entanto, aqui estamos. Sócrates é vaiado na Luz, honrando uma tradição que vem dos tempos de Durão Barroso, mas António Costa será o novo presidente da CML, felizmente sem a tão propalada maioria (a perversidade deste governo deriva sobretudo da prepotência megalómana que a maioria absoluta lhes garantiu). Parece que a malta gosta.
E já agora, alguém duvida do que este comportamento e estas medidas provocariam, se no poder estivesse um partido de direita?
Factos são factos, independentemente de quem os pratica.
Há muitos anos que não via um Governo tão cavaquista como este.

3 comentários:

Rodrigues disse...

Muito bem Litle Bastard, apoiado, temos de abrir os olhos e ajudar quem ainda está cego a abri-los senão voltamos a traz no tempo, talvez para tempos piores que o da outra senhora...

Saludos

Nuno Leao disse...

bravo! bem dizido! Só é pena que os supostos senhores que deviam falar disto se calem... Já agora falta referir que aquando da questão do "canudo" inginheirú José Socrates preferiu esclarecer o país na RTP, aonde ele parecia saber melhor as perguntas e as respostas que o próprio entrevistador. Se era para esclarecer o país e mostrar que não tinha nada a temer, foi um mau serviço.

Pedro F. Guerreiro disse...

é bem dito, sim senhor.

este PS tem tiques autoritários inconcebíveis num Estado democrático.