sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Coisas que me irritam II

Aquele truque dos empregados de mesa fingirem que não nos vêem. Como é que é possível que, num restaurante com 100 metros quadrados, cinco empregados consigam andar a cirandar alegremente, por entre trinta pedidos diferentes, sem ouvirem um ou virarem a cabeça para qualquer dos clientes?
Andarão eles assim tão absortos?
O seu trabalho é simples: ir às mesas perguntar o que os clientes querem, ir à cozinha pedir, e depois trazer. How fucking hard can it be?
Mas não, eles estão sempre a contemplar alguma coisa no chão, ou no outro lado da sala, e estão tão concentrados que nada ou ninguém os pode tirar daquela espécie de transe.
É o seu trabalho ouvir os clientes, olhar para ver se alguém levanta a mão (e faz o ridículo gesto de pedir a continha), ou seja o que for. Eles estão lá para isso! Não fazerem isso é como um piloto de fórmula um se esquecer de meter as mudanças.
Acreditem, meus amigos, é técnica. É de propósito. É uma xico-espertice transversal a 90% da classe profissional dos empregados de mesa. Ninguém é tão distraído assim.
E esta merda, entre outras, irrita-me.

4 comentários:

Paula disse...

Quando for assim, mandas-lhes com uma azeitona à cabeça, que eles olham logo. Garantido!
:)
Bjs!

tiagugrilu disse...

É verdade, fazem de propósito. Um pouco para se sentirem importantes, talvez. Ter 30 pessoas desesperadas pelos nossos serviços é sempre agradável.

Quanto ao gesto de pedir a conta, não é ridículo, é clássico e faz parte da minha cultura pedir a conta em gestos diferentes, que vou experimentando a ver se tb servem.

Já pedi a conta só com gestos labiais. Agora ando a treinar para pedir só com os olhos e uma torcidela de nariz

Anónimo disse...

Pa depende, eu ando a estudar, mas tou agora em londres so para aperfeiçoar o meu ingles, e encontrei um trabalho num restaurante ...

Antes tmb pensava como tu, que os empregados fingiam sempre nao te ver ou ouvir ...

Afinal parece que nao, é que ha tipo como uma hierarquia no floor ..

Sim ja tenho mania que falo ingles, e tal, mas tu tambem o fizeste no teu post portanto ca vai ...

Ha tres categorias de empregados :

-Os Managers
- os waiters
- Os server supporters

Os termos sao em ingles, mas no matter..

os primeiros basicamente tao ai para controlar as duas outras categorias, e nao podem -ou nao o fazem va- atender-te directamente, nao vao mesmo que te vejam, perguntar te o que desejas ou assim ..

Os server supporters, tao ali so para trazer os pratos da cozinha pas mesas, e tipo gerir tudo o que é stock na cozinha esse tipo de coisas.

E portanto os waiters, os garçons, os empregados de mesa, esses sim, tao habilitados a take the orther, e fazer vos a continha, e perguntar se ta tudo bem, etc ...

Eu trabalho como server supporter, quando chegas a qualquer restaurante começas sempre por isso, e portanto, vejo todos os dias clientes a levantarem a mao para pedir cenas, eu vejo, mas nao posso fazer nada, portanto, quanto muito digo a um waiter para ir la ver, mas pessoalmente nao posso fazer nada ...

Se os waiters fazem que nao vos vêm, e fingem olhar para o chao, acontece, os gajos sao um bocado preguiçosos, mas eu sou suspeito, porque como ganham mais do que eu, tenho a critica facil ....

Little Bastard disse...

Marcelino, parece-me cá parecer que isso pela terra da chuva é muito mais sofisticado que por cá. Cá são todos índios, não acho que haja essas coisas de supervisors e na sei quê. Mas enfim.
Boa sorte por aí.