quinta-feira, 13 de agosto de 2009


A democratização das duas rodas

Esta sexta-feira, entra em vigor uma lei, iniciativa do PC, muito relevante.
A partir de agora, quem tem carta de condução de carro e mais de 25 anos, fica automaticamente habilitado a conduzir motos até 125 cc (quem tem menos de 25 anos tem de fazer um exame).
Num país obcecado pelo automóvel, e no qual os transportes públicos, infelizmente, não têm a qualidade e a adesão desejável, isto pode revolucionar as nossas cidades.
Há pouco mais de um ano, tornei-me o feliz proprietário de uma coisa linda, uma Vespa 250 gts (na imagem), e desde então muito raramente levo o carro para o centro da cidade. Para além das poupanças, em combustível e estacionamento (reduz os gastos para um quarto, em relação ao carro), poupa-se tempo e ganha-se muito divertimento. Confesso que, para mim, faz toda a diferença ir trabalhar de manhã sabendo que vou dar uma voltinha de mota antes de entrar "na mina". Então com este tempo maravilhoso, é uma delícia.
Infelizmente, Portugal continua um país hostil às motas. Os condutores não respeitam, vão a dormir na estrada (já apanhei sustos com senhoras ao telemóvel que, subitamente decidem mudar de faixa, e uma mota vê-se pior que um carro), para além de que há alguns motociclistas que também não são dos mais civilizados.
De qualquer forma, uma coisa vos digo: passar a andar de mota foi a melhor coisa que poderia ter feito.
Quem quiser, tem aqui uma oportunidade.
Aproveitem, em segurança.

1 comentário:

o homem do estupefacto amarelo disse...

Conteúdo do exame para menores de 25: conseguir andar de mota sem os boxers de fora.