quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A fuga para a frente

Como qualquer fã de música que se preze, gosto muito de cd's. Gosto ainda mais de discos. E gosto do Mp3 apenas porque é de borla (não sejamos hipócritas) e muito prático.

Mas, apesar de ainda comprar cd's praticamente todos os meses, a verdade é que há cada vez menos incentivos para o fazer. A razão é simples: os cd's são caríssimos e a alternativa de borla está apenas à distância de um clique.

Agora várias editoras têm um novo mega-plano para salvar a queda da venda de albuns.

É simples. Vais à loja, compras um ficheiro num suporte informático (uma pen, por exemplo), ou compras o ficheiro na net, e depois é só meter no computador. O truque é que isto agora trará, para além das músicas, imagens, vídeos, letras e cenas para o telemóvel (não sei bem o quê ou qual a utilidade desta última).

Na minha modesta opinião, este é apenas mais um dos muitos planos que a indústria tem avançado, e que está condenado ao fracasso. Eu não preciso de merdas para o telemóvel. Eu não preciso de vídeos e coisas pseudo-exclusivas. E, na verdade, rapidamente tudo estará livre na net, por mais piratas que se combatam.

Eu só quero comprar um disco ou um cd por um preço justo e acessível. Só. E que de preferência traga um livrinho com as letras, pronto.

A verdade é que a indústria continua autista, e não tentou a única coisa que a pode salvar: esforçar-se por baixar os preços do produto que vendem. Aliás, tal como qualquer negócio faz, quando perde vendas.

1 comentário:

Menina da Rádio disse...

também gosto de comprar um disco de vez em quando - mas cada vez mais me sinto uma ave rara quando o faço, ou, no mínimo, uma "coleccionadora"