quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Vergonha

Uma rapariga menor foi violada, foi ao hospital, e esteve 12 horas (doze) à espera de ser vista pelo especialista de Medicina Legal. Durante esse período não se pode sequer lavar, uma vez que tal poderia comprometer provas que levem à captura do criminoso que lhe fez aquilo.
Qual a explicação para esta demora?
É simples, explicaram as autoridades. É que, durante Agosto, os serviços de medicina legal de Lisboa têm apenas três especialistas, que rodam numa escala. Ok, pensei eu, então se há uma escala estaria alguém disponível. Mas não, voltam as explicar os responsáveis. É que a escala vai das 8h00 às 18h00, de segunda a quinta, e 24 horas por dia de sexta a domingo.
Ou seja, a rapariga estava a pedi-las. Então não foi ser violada ao dia de semana, ainda por cima depois do horário de expediente?! E ainda se queixa, a princesinha, devia querer acordar os doutores!

Não sei se hei de chamar a isto terceiro-mundismo. É algo mais grave do que isto. É por isto que Portugal está longe, muito longe de ser um país verdadeiramente moderno e até democrático. Não há democracia sem a garantia dos direitos mais básicos das pessoas. E não há coisa pior do que pessoas reais, com problemas reais devastadores, baterem de frente contra o mundo frio e indiferente da burocracia do Estado.
Os nossos governantes, como tenho dito, estão demasiado preocupados em fazer de Portugal um país modernaço. TGV's, GPS's, Simplex, toda a gente a falar inglês (UAU!)etc. Entretando fecham-se escolas, maternidades, urgências. Portugal é um prédio a cair no qual o senhorio está preocupado é em meter uma parabólica no telhado.

Portugal tem problemas graves de base, e eu só os vejo é a varrer o lixo para debaixo do tapete e mostrar um país modernaço para inglês ver.
Chega.
Isto é uma vergonha para todos nós.

Sem comentários: