quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Libertários de Direita, Fuck Off
A malta libertária de direita tem a mania que a sua posição é coerente, na medida em que defende sempre a liberdade dos indivíduos contra a opressão colectiva (Estado), seja na esfera económica (mercado livre), seja na esfera dos costumes (costumes livres). Estão errados. As duas esferas pertencem a domínios diferentes (domínio moral vs domínio pessoal), pelo que a questão da liberdade coloca-se de maneira diferente. A esfera económica tem uma natureza moral, na medida em que a liberdade de um agente económico condiciona a liberdade de outro agente económico. Um exemplo: a liberdade absoluta dos grandes grupos económicos (não sujeita a qualquer regulação do Estado) gera enormes assimetrias de riqueza, obrigando os mais pobres a alugar o seu único recurso (a sua força de trabalho) pelo preço imposto por esses grupos económicos (por mais baixo que ele seja), não tendo sequer liberdade para negociar esse preço, tal a assimetria de poder existente entre ambos. Sendo assim, e ao contrário do que os libertários de direita defendem, faz sentido impor alguns limites à liberdade económica de alguns (salário mínimo, redistribuição da riqueza através de impostos progressivos, etc.) de forma a preservar pelo menos patamares mínimos de liberdade económica para todos. Pelo contrário, a esfera dos costumes já não é do domínio moral mas sim do domínio pessoal, na medida em que a liberdade dos costumes de uns não condiciona a liberdade dos costumes dos outros. Exemplo: eu devo ter a total liberdade de ser ateu e de expressar o meu ateísmo, na medida em que tal escolha em nada limita a liberdade dos religiosos continuarem a acreditar nas suas crenças e a professarem a sua religião. Desta forma, neste domínio pessoal (em que a liberdade dos outros nunca é ameaçada), não deve haver qualquer intromissão do Estado na liberdade de cada um. Resumindo e concluindo: Libertários de Direita, Fuck Off.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
BLOGUEIRO, MUITO BOM!
VC EH UM PERFEITO EXEMPLO DE UM ACEFALOIDE-FALADOR-DE-BOSTA!
TENHA ALGUM COMPROMETIMENTO COM A RAZAO RAPAZ, NAO BASTA SER ARROGANTE E SABER ESCREVER, TEM QUE SABER O QUE ESTA ESCREVENDO. O MUNDO NAO EH TAO SIMPLES PRA VC VIR COM UM REDUCIONISMO PATETICO DESSES, VAMOS DISCUTIR CIENCIA, QUERO VER EM QUANTO TEMPO EU TE HUMILHO.
VIVA A LIBERDADE, VIVA A ANARQUIA, VIVA O LIBERTARIANISMO.
E DIREITA EH A PUTA QUE TE PARIU
Não são admitidos animais neste estabelecimento. Agradecia que se obedecessem as regras da casa.
E ainda: é favor ladrar mais baixinho.
Caro anónimo, receio que não me tenha explicado bem. A minha posta não visava criticar os libertários de esquerda, como os anarquistas (que me despertam até bastante simpatia) mas sim os libertários de direita: de direita porque fundamentalistas do mercado e insensíveis às desigualdades decorrentes desse fundamentalismo, e libertários só e apenas nos costumes (defendendo a liberdade individual em relação à eutanásia, às drogas, ao casamento dos homossexuais e a outras questões do domínio pessoal). Além do mais, mesmo em relação aos libertários de direita, não os queria ofender pessoalmente, mas apenas criticá-los no plano das ideias. Reconheço, contudo, que parte da responsabilidade por eventuais mal-entendidos é minha, devido ao meu trocadilho infeliz com a canção dos Kennedys (Libertários de Direita Fuck Off).
Enviar um comentário