sábado, 3 de abril de 2010

Help the Vandals


Há quem pense que os praticantes de actos de vandalismo são más pessoas. Julgo que esse julgamento precipitado resulta de um enorme mal-entendido: é que o vandalismo não é uma questão moral mas sim uma questão de desenvolvimento intelectual. Como esta foto revela, os vândalos, tal como as crianças com menos de 4 anos, não conseguem ainda efectuar a operação mental de se descentrarem do seu ponto de vista (que julgam o único) e de se colocarem na perpectiva de outra pessoa, situada num ponto de observação diferente. Deste modo, nesta quadra pascoal de paz e conciliação, apelo a todos para que deixem de ver os vândalos que grafitam as vossas casas como criminosos que necessitam de ser julgados e punidos, mas sim como cidadãos portadores de uma deficiência intelectual que precisam de ser ajudados por todos nós. Como primeiro gesto de boa-fé e solidariedade, comecemos por tentar explicar a este pobre vândalo (muito devagarinho para que a sua mente infantil possa compreender) que, se era esse o seu objectivo, da perpectiva de um cidadão normal que não assaltou o terraço alheio para vandalizar a propriedade alheia, ninguém se sentiu ofendido pelo que escreveu.

3 comentários:

funafunanga disse...

Acho que a pena para os tipos apanhados a fazer tags e graffitis deveria ser fazer um estágio de serviço à comunidade no MRPP a aprender a fazer murais a sério!

o homem do estupefacto amarelo disse...

És o monárquico mais esquisito que conheço (o que constitui, é claro, um elogio).

funafunanga disse...

Oh sabes como é... um tipo corta o bigode e julga que não é nada de mais, apenas uma mudança de visual... pois tudo começa aí.