quinta-feira, 1 de abril de 2010

Uma noite à moda antiga

Noite mágica, hoje.
Estádio cheio, a fervilhar de fé e paixão.
Dois velhos adversários, dois antigos colossos europeus que escreveram das páginas mais bonitas do futebol mundial. Diabos vermelhos de um lado. Red devils do outro.
Um começo ingrato para o Benfica. Uma resposta à altura.
E um final de festa com todo o estádio a cantar, com os milhares de adeptos celebrando o facto de terem presenciado, mais uma vez, uma noite intensa do nosso Benfica.
Eu estive lá e, como os outros, gritei e aplaudi mesmo quando o golo dos ingleses nos gelou os ossos. Esta equipa tem, como poucas, a dupla capacidade de aliar classe a uma garra e uma crença que move mundos.
Enquanto os ressabiados tentam, sem sucesso, colocar em causa o mérito da fantástica época que o Benfica está a fazer, o Glorioso continua a mostrar a sua fibra e a elevar bem alto o nome de Portugal na Europa do futebol. Esta eliminatória é, de facto, a final antecipada da Liga Europa. Nada está decidido, e no mítico estádio de Anfield vamos enfrentar dificuldades. Com a certeza que os nossos jogadores não vão sofrer mais lá do que sofreram os ingleses cá.
Hoje vi, de novo, o regresso do verdadeiro Inferno da Luz.

Uma única nota negativa, para uma das claques do Benfica. Não partilho da crítica generalizada às claques. No caso do Benfica, os No Name Boys cumprem uma função muito importante, no seu apoio, e só quem tem muitos anos de estádio pode perceber isto. Mas hoje estiveram mal. Sobretudo na segunda parte, inúmeros petardos rebentaram perto da baliza do Liverpool. Numa destas situações, o Benfica estava já a ganhar e tinha o Liverpool encostado às cordas. Por causa das parvoíces dos petardos, o árbitro parou o jogo. O Liverpool teve tempo para respirar, o Benfica desconcentrou-se. E, se as autoridades quiserem, arriscamo-nos a jogar à porta fechada nos próximos jogos europeus. Não havia necessidade, numa festa que foi muito, mas muito linda.

Uma última palavra para Rafa Benitez. Um gentleman, mas uma grandessíssima merda de treinador. Viu o trabalho da sua equipa prejudicado pela expulsão, mas hoje arriscou-se a sair da Luz vergado a uma goleada. E dizer no fim que o Liverpool teve muitas oportunidades...é de quem não viu o jogo.
Um clube mítico como o Liverpool merecia mais do que este retranqueiro incompetente.

 
CARREGA BENFICA!

2 comentários:

. disse...

Deste lado do canal da Mancha:
- Os comentadores são fantasticamente imparciais aqui. Não ouvi um que apontasse o dedo ao árbitro, e o mais se ouvia deles era que o jogo em Anfield vai ser bestial por estar tudo em aberto. Há mais gosto pelo futebol bem jogado que nacionalismo.

- Fiquei com dúvidas no 1º penalty, o Aimar fez-se um bocado ao piso, infelizmente.
- O Liverpool jogou de caraças, com 10. Não o jogo de início e só ao fim de uns bons 20 minutos é que percebi que faltava lá um.
- Não gosto de ganhar com penalties... Tira um bocadinho a beleza ao futebol do Benfica, que anda a ser tão bom. Merecíamos um ou dois golitos "a sério".

- NN... Era quem lhes desse um chapo a cada um. Parvalhões.

. disse...

comi ali em cima algumas palavras, desenrasquem-se a descodificar que a idade não perdoa.