terça-feira, 11 de maio de 2010

Honra aos heróis

São os nossos heróis. Todos eles. Aqui, quero deixar uma mensagem especial em relação a alguns.

Quim - o nosso número 1. Teve uma tarefa dura desde que chegou ao Benfica. Eu próprio sempre defendi o nosso Moreira para a baliza do Benfica. Sempre o Quim deu a volta por cima, com a seriedade e tranquilidade que são a sua imagem de marca. A verdade é que, nos últimos dois títulos, era Quim quem estava na baliza. Obviamente tem de renovar.

Ruben Amorim - talvez a maior surpresa da época. Um jogador inteligente, tacticamente adaptável, trabalhador, e com escola. E sócio do Benfica desde pequenino.

Coentrão - Jesus acreditou, e Fábio aproveitou. Aprendeu toda a época e, a continuar assim, vai longe. De origem humilde, é destes miúdos que o Benfica precisa.

Luisão - o grande capitão. Tal como no último título, foi absolutamente decisivo. A sua identificação com o clube é total. Um exemplo.

Javi Garcia - grande reforço, o pilar do meio-campo. Em pouco tempo estará na selecção espanhola.

Ramires - o queniano está mais para lá do que para cá, fruto da época intensa, da ausência de férias e das lesões. Já mostrou o grande jogador que é. Vai explodir definitivamente na próxima temporada.

Aimar - El Mago já foi, este ano, muito mais perto do que sabe. Adoro o seu toque de bola, a sua tranquilidade, a sua inteligência, a sua criatividade. É uma honra ter um jogador assim no nosso clube.

Saviola - talvez o melhor reforço de todos. A classe em estado puro. Quando estiver melhor fisicamente, vai rebentar tudo. É um gozo vê-lo jogar.

Cardozo - o melhor marcador do campeonato, a primeira vez em 19 anos que temos um jogador com este troféu. Não sou grande fã, mas não há como negar a sua influência. Antes de se lesionar estava a jogar muito bem, não apenas a marcar. Depois, deu mostras de grande abnegação e espírito de sacrifício, dando tudo pelo Benfica. Decisivo.

Weldon - o reforço mais barato e que foi decisivo em vários jogos. Foi o Karadas deste ano (sem maldade).

Airton - chegou, jogou pouco, mas convenceu muito. No curto prazo, o meio-campo vai ser seu.

Carlos Martins - para todos os que duvidavam, deu este ano a resposta. Muito importante.

Nuno Gomes - o capitão. Importantíssimo no espírito de equipa, no balneário. Jogou muito pouco mas entendeu a sua posição, e nunca levantou problemas. Saberá, sem dúvida, ser um senhor até ao fim. E tem, finalmente, o respeito e a admiração de todos os adeptos.

Di Maria - como todos os génios, é capaz do melhor e do pior. O que sei é que, com ele em campo, nunca dou um jogo por perdido, dada a sua capacidade de inventar aquele drible, aquele passe, aquela jogada. Vai sair, em busca do seu futuro. Que continue a crescer, é o que lhe desejo.

David Luiz - o meu jogador preferido deste Benfica. O "minino" está feito um grande, grande jogador. No espaço de dois anos, estará entre os melhores centrais do mundo. Um craque com um coração benfiquista. Espero que fique por muitos e bons anos.

Moreira - Merecia ter jogado mais esta época, até de modo a ser campeão. Dizem que está de saída, e tenho muita pena. Veio das escolas e soube sempre servir o Benfica com dignidade. Se sair, espero que seja muito feliz. Ficará sempre no coração dos adeptos.

Mantorras - ainda não sei o que aconteceu para não ter estado na festa. E tenho muita pena que isso aconteça. Mantorras é Mantorras, o nosso herói. E nós não o esquecemos.

Robert Enke e Miki Féher - este título é também para eles. Continuam connosco em cada jogo no estádio da Luz.

Luis Filipe Vieira - este ano calou-se, e isso é bom. O seu discurso na câmara de Lisboa foi exemplar. Aceitando a homenagem da cidade, fez questão, e bem, de dizer que o Benfica nasceu aqui, mas é de todo o país. De todos os portugueses que gostam do Benfica. Não precisamos, como outros, de nos guetizarmos, de inventar inimigos imaginários. A nossa base é o povo, de norte a sul do país, passando pelas ilhas e pelas comunidades espalhadas em todo o mundo. Muito bem, senhor Vieira.

Jorge Jesus - palavras para quê? The Man.

1 comentário:

djeiti disse...

entao e o Rui Costa nao tem direito a uma palavrinha?...