quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um Homem sem Qualidades

Eu cá nunca gostei do Quim. É um daqueles jogadores de que ninguém gosta. É calmo, discreto, faz a sua cena sem grande estardalhaço.
E não sou só eu. Nas bancadas do Estádio da Luz, de cada vez que vai uma bola para a área, toda a gente grita, inconscientemente, "Quim!", não numa questão de confiança, mas para o recriminar antecipadamente, para ele sair da toca, atacar a bola e, por uma vez, ser homem. É isso que se pede de um jogador, e sobretudo de um guarda-redes. Que seja um Bento, um Schmeichel (ou coisa assim), um Oliver Khan. O Preud'homme, o melhor guarda-redes que vi jogar, era o único que não precisava disso. Era um gentleman, e era o maior.
Um adepto quer - pelo menos eu quero - um guarda-redes que saia da baliza, se faça às bolas (salvo seja), se mande para o meio da molhada e, se for preciso, parta três dentes ao avançado-centro. O Ricardo era assim, mas não só falhava nos dentes como falhava na bola. E fala fininho, que é a pior coisa que pode acontecer a um guarda-redes.
Lembro-me bem, num início de época há alguns anos atrás, o Quim tocar na bola e ter todo o estádio a gritar pelo Moreira. Eu não o fazia, mas sempre defendi que, perante jogadores iguais, se devia optar pelo mais novo, e feito nas escolas do Glorioso.
Tudo isto para dizer que nunca fui grande fã do Quim.
Mas a verdade é ele é um jogador que ganhou, claramente, o meu respeito. Foi criticado sempre, mesmo sem ter culpa nenhuma. No Benfica, por causa do Moreira. Na selecção foi injustiçado durante anos, porque era mais fiável que o Ricardo dos frangos, mas o Scolari nunca quis saber. Depois o Ricardo finalmente pôs-se nas putas. Logo o Queiroz inventou esse tal de Eduardo, que é uma espécie de penedo: é grande e de vez em quando leva com as bolas na tromba (como o Cláudio Ramos, no fundo), mas não sei em que raio é melhor que o Quim.
E a verdade é que, perante tudo, é titular no Benfica há uma data de épocas, depois de ser titular no Braga durante outras tantas. Tem uma longa, ainda que intermitente, carreira ao serviço da selecção. E foi o nosso guardião nos nossos dois últimos títulos.
E agora vai ser dispensado.
Discordo em absoluto desta decisão. Ainda mais se for para comprar o Eduardo. Ainda mais se dispensarmos também o Moreira. Tremo de pensar no Júlio César a defender as redes do Glorioso.
A verdade é que Quim merece o respeito e o carinho de todos os benfiquistas. Serviu sempre bem o clube, nunca arranjou problemas e foi sempre menos elogiado do que merecia.
Neste momento, em que vai abandonar o clube, sai um campeão, em todos os sentidos.

Pela postura e pelos serviços prestados: Obrigado, Quim.

1 comentário:

papousse disse...

Os últimos quatro troféus foram conquistados com ele na baliza.
Na época 2007/2008 fez uma época absolutamente brilhante. Não fosse isso e teríamos acabo em oitavo lugar.