terça-feira, 15 de junho de 2010

A birra

A comissão parlamentar de inquérito sobre o caso PT/TVI, aliás, sobre o facto de o primeiro-ministro ter mentido descaradamente ao parlamento e ao povo português, está perto do fim.
Desconhece-se ainda o desfecho, porque o relatório final ainda não foi votado. O relator, o deputado bloquista João Semedo, tem um trabalho parlamentar sólido nos últimos anos. E concluiu, no relatório, que Sócrates sabia do negócio, o que é absolutamente óbvio. O próprio Sócrates, perante o insustentável absurdo da sua primeira posição, veio dizer o mesmo. Afinal sabia, informalmente. Disse uma coisa e o seu contrário, mas diz que não mentiu, o que é extraordinário.

A comissão serviu apenas para uma coisa, para fazer guerra partidária. Porque tudo foi feito para que a verdade, verdadinha, não fosse descoberta. Perguntaram aos bandidos se fizeram bandidagens, e eles disseram que não, surpreendentemente. Apesar de haver escutas a mostrar que sim, e toda a gente as conhecer. Outros, como Sócrates, responderam por escrito, num documento feitinho pelo seu advogado pago a peso de ouro. Rui Pedro Soares teve o desplante de não responder sequer.
Sócrates diz que não sabia e não deu instruções. Mas confrontado directamente com conversas suas com amigalhaços como RP Soares e Armando Vara, não nega. Diz apenas que não fala de mensagens pessoais. E ainda há gente confortável com esta explicação.
O próprio procurador de Aveiro, cuja competência técnica está há meses a ser posta em causa por membros do Governo do mesmo Estado, veio meter o dedo na ferida. "Basta ouvir as escutas, e tudo fica claro", diz. E acrescenta ser "impossível tentar saber toda a verdade deste caso sem ouvir as escutas". E defende uma tese, que outros contestam, de que as escutas podiam ser divulgadas, e tidas em linha de conta, sem violar a legalidade.

Mas tudo foi feito para fingir que as escutas não existem. Pelos socialistas e por Mota Amaral, com a complacência de todos os "formalistas" que não se importam de continuar a ser enrabados, desde que se sigam os procedimentozinhos correctos.

Gostei muito da reacção do PS ao relatório. Uma monumental birra. O problema do PS é que continua em "denial", e recusa-se a enfrentar o facto de já não ter maioria absoluta no parlamento. E que, assim, tem de obedecer a coisas chatas, como regras democráticas. Na anterior legislatura, o PS sozinho aprovou o relatório que branqueou completamente o absoluto falhanço de Vítor Constâncio na supervisão bancária. Aí, cagou para as evidências e para todos os outros partidos. Porque tinha os votos todos, e as regras permitiam-lhe fazer isso. Agora já não gosta das regras. Faz birra, porque o relatório não é um ditado da sua autoria, como os anteriores.
Apreciei acima de tudo o facto de a reacção indignada do PS, na defesa da horna e da pureza de José Sócrates, ter sido feita publicamente por Ricardo Rodrigues, AKA o "Ricky Mãozinhas". É um sinal de desnorte e de decadência absoluta de um partido e de um Governo. Ricardo Rodrigues, como deputado sempre foi medíocre, e isto sou eu a ser simpático. Tudo o que fez foi lamber os colhões ao Sócrates, sempre, falando naquele sotaque açoriano com uma arrogância e uma altivez que não tem a mais vaga correspondência ao seu valor intelectual. E, com a parvoíce dos gravadores, perdeu a pouca credibilidade que tinha. Tal como este Governo e este primeiro-ministro, está a mais, mas parece que ninguém lhe disse. E não tem a merda de um espelho em casa.

Parabéns a todos aqueles que continuam a acreditar no "sistema". Ele foi desenhado para proteger os seus, portanto é prova de que, de facto, continua a funcionar. Que haja gente que se satisfaz com isto é a prova de que temos o que merecemos.

3 comentários:

. disse...

foste bem simpático com o mãozinhas, acredita...
eu fico com vontade de estar do lado do procurador de aveiro só por ele ter os tomates de ir contra essa merda de gente que manda aí no chiqueiro.

Mr. Magoo disse...

Arranjem-me uma coisa destas que eu resolvo os problemas do nosso país:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.mod.uk/NR/rdonlyres/2E8E470F-B782-4FAA-A258-F76ABE8D7CC8/0/SniperRifle2.jpg&imgrefurl=http://www.mod.uk/DefenceInternet/Templates/LargeImageTemplate.aspx%3Fimg%3D/NR/rdonlyres/2E8E470F-B782-4FAA-A258-F76ABE8D7CC8/0/SniperRifle2.jpg%26alt%3DThe%2520new%2520sniper%2520rifle%2520in%2520detail%2520%255BPicture:%2520MOD%255D&usg=__06a20oHeaQEUCXxRegNMUQf49Xs=&h=594&w=800&sz=108&hl=pt-PT&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=79xzSiWcrhEWGM:&tbnh=106&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dsniper%2Brifle%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Doff%26sa%3DX%26tbs%3Disch:1

Anónimo disse...

eu gostei do tal ricky a dizer que o relatório era um desprestigio para a A.R. e a levantar os olhos do papel que estava a ler, certamente, para ver se alguém desatava a rir à gargalhada.