terça-feira, 29 de junho de 2010

Não houve feeling que nos safasse

Saída nos oitavos de final, frente à campeã da Europa. Como disse no post anterior, justo e normal.

Em jeito de balanço da nossa participação, acho que até foi razoável. Por vários motivos, e até por muita culpa própria, não tínhamos condição para fazer muito mais do que isto.
Isto é o final de uma campanha. Let's face it: depois do apuramento que fizemos e de todas as trapalhadas, estávamos realmente à espera de mais? Eu não.

Queiroz escolheu mal os jogadores (onde está Quim e Moutinho, por exemplo, Ricardo Costa e Duda não existem, por exemplo), não foi capaz de criar um fio de jogo ou um onze-base. Há equívocos óbvios. Um deles é Pepe. Não se recupera um jogador num campeonato do mundo. Ou está recuperado antes ou não deve ir. Não mostrou por que razão se investiu tanto na sua presença, em detrimento de outros em melhor forma (tipo, que conseguiam correr).
Depois as palhaçadas de Nani, depois de Deco.
E a completa ausência de capacidade motivacional do nosso treinador, um burocrata sem carisma. A verdade é que já não estamos, de facto, entre as melhores equipas do mundo. Já lá estivemos, há uns anos, mas agora não somos melhores que uma Holanda ou um Uruguai, por exemplo. Há que ser realistas.
Em termos de balanço geral, há algumas coisas que explicam esta saída. Em quatro jogos, ganhámos apenas um. Em quatro jogos, marcámos apenas num. Foram sete, é certo, mas foi só num, contra uma Coreia do Norte de cabeça perdida. Apanhámos a Espanha porque entrámos cheios de medo da Costa do Marfim. E porque, a meio do jogo com o Brasil, ficámos contentes por não perder e não tentámos ganhar, quando a vitória estava ao nosso alcance. Queiroz, talvez traumatizado ainda pela histórica goleada frente ao Brasil há uns anos, esteve sempre mais preocupado em não deixar a equipa desequilibrar-se. Não se permitiu sonhar, e isso pagou-se. Com naturalidade.

Em termos de jogadores, alguns destaques:

Eduardo - sem dúvida alguma, o melhor jogador nacional, e isto diz muito sobre a razão pela qual fomos eliminados. Sempre desconfiei dele, mas neste momento estou rendido. Impecável, tanto dentro do campo como fora, nas declarações lúcidas e solidárias que prestou.

Coentrão - gosto muito dele, mas até a mim me surpreendeu. O melhor a seguir a Eduardo.

Meireles e Tiago -  Foram engolidos pelo meio-campo espanhol, mas até esse jogo foram enormes.

Ronaldo - na selecção pedem-lhe que faça tudo sozinho. Com toda a pressão que tem em cima, não precisa de mais. Não devia ser capitão, e mostrou-o na infelicidade das declarações após o jogo. Em termos de empenho e entrega, não tenho nada a apontar-lhe. Vítima do equívoco táctico que é a nossa equipa.

Carvalho e Bruno Alves - bom torneio da dupla, e gostei especialmente de ver o primeiro de volta à boa forma.

Hugo Almeida - torneio bastante razoável.

Deco - despede-se sem glória da selecção. Valeu a pena? Talvez. Teria sido útil contra a Espanha, talvez não tivéssemos perdido tantas bolas.

Pepe - nada a apontar em termos de atitude, mas foi um erro de casting pela situação física.

Simão - claramente em trajectória descente na sua carreira. Não se viu.

Duda e Ricardo Costa - a culpa não é deles, mas que raio andam eles a fazer com a nossa camisola vestida?

Queiroz - inevitavelmente o responsável pela nossa prestação.

Não é ter perdido. Não é voltarmos para casa. É perdermos sem tentar ganhar.

E agora....FORÇA DIEGO!!! FORÇA ARGENTINA!!!

3 comentários:

Sadeek disse...

Com um cagão como chefe de fila nunca nos safaremos. Temo pela qualificação para o próximo europeu.

Foda-se lá para o homem que nunca devia ter saído de Manchester.

trigolimpofarinh@mparo disse...

Desculpa mas punha o Coentrão em primeiro da lista; mais pela subida de forma, pela evolução rápida como jogador, tanto no campeonato (não sei se o conseguimos aguentar para a próxima época), como no mundial. É a minha única alteração, do “resto”, não lhe mexo uma palha. Sim, também não mexo uma palha no final. Força Argentina e que, também, a Holanda ganhei na 6ª feira.

Xuxi disse...

Argentina Ou Espanha. waka waka:)