terça-feira, 15 de junho de 2010

Navegadores de água doce

E pronto, já tá.
Agora que se acabaram os estágios na Covilhã, os intermináveis directos cheios de gente e vazios de conteúdo, os "Praças da Alegria Especial Selecção" e os concertos de Carlos BES Queiroz, toca a descer à terra.
Do jogo de Portugal, só vi com atenção a segunda parte. E achei que não jogámos nada, até as pessoas que viram o jogo me terem dito que a primeira parte foi pior. Se assim foi, então confirma-se: não jogámos um chavelho.
Houve vários problemas. Sectores demasiado distantes, perda constante das bolas divididas, completa falta de organização em ataque continuado e nas saídas para o ataque. Falta de frescura física gritante, sobretudo tendo em atenção que foi o primeiro jogo do torneio. E medo. Cagufa. Miaúfa.
Da nossa equipa safou-se o Eduardo, que fez bem o pouco que teve que fazer. Coentrão, que levou o jogo todo com um gajo do triplo do seu tamanho, mas conseguiu sair por cima. Ronaldo, a tentar.
Liedson não se viu. Continua completamente desenquadrado da equipa e é vítima de uma selecção de trincos e centrais, que o deixa sozinho lá na frente, sem qualquer apoio. Deco já não tem andamento para estas correrias. Paulo Ferreira está velho e podre, parece que corre em marcha-atrás. Dani foi metido num equívoco táctico. Pedro Mendes foi razoável, mas era preciso alguém com alguma criatividade, perante a nossa incapacidade de criar a partir da defesa. Veloso ou Moutinho foram nomes que me vieram à cabeça, mas um não está e o outro não esteve.
O resultado é justíssimo, mas pior que isso foi o facto de os marfinenses sempre, mas sempre, terem parecido mais equipa do que nós. Não há entrosamento, a táctica ou não existe ou é uma balbúrdia, e de qualquer das formas não funciona. É o que dá usar 40 jogadores diferentes no apuramento, sem dar à equipa a possibilidade de se entrosar, e depois nas escolhas deixar de fora titulares óbvios, como Moutinho, por exemplo. Também gostei do momento em que, a meio da segunda parte, metemos dois centrais a aquecer. Foi de génio. E de Mr. Queiroz ter conseguido esgotar as substituições sem meter o único avançado que tinha no banco. Ah, e de ter metido o Ruben Amorim. Então o jogo estava engatado e o mister não tem confiança nos jogadores que convocou inicialmente? Aparentemente não, porque foi tentar resolver (?) o jogo com um gajo que só está lá porque o Nani se lesionou. Se calhar só a mim é que isto faz confusão... 

Lamentáveis as declarações de Deco no final do jogo: "As alterações não foram as melhores, mas o treinador é que decide"; "O que estranho é ele me meter do lado direito, eu não sou extremo. Isto para cinco minutos depois me substituir". Para alguém que está longe de render em campo, mais valia estar calado.

Mas a cereja em cima do bolo foram as palavras do Carlos BES Queiroz, um treinador com um carisma e uma capacidade motivacional do nível de uma colher de pau meia carcomida. Depois de, antes do jogo, andar a choramingar acerca do vento e da relva, agora veio atacar a Fifa por ter deixado Drogba jogar. Um desastre absoluto e lamentável. Tal como a sua declaração de que "conseguimos um ponto contra um dos favoritos". Mas favorito a quê, alguém me explica? Já estamos contentes com esta merda? Atão não eras tu o tipo que estava com um feeling, "o mesmo do BES"?

Depois vi o Brasil-Coreia do Norte, e destes dois jogos fiquei com a clara sensação que somos, neste momento, a equipa mais frágil do grupo. Essa é a verdade, sem qualquer tipo de chauvinismo. O resultado não foi mau e dependemos de nós para passar. Mas temos de melhorar muito, e em tudo. E perceber, sobretudo, que isto só acontece de quatro em quatro anos, e como tal mais vale meter a carne toda no assador. Mais uma vez, os "Navegadores" já estão de calculadora na mão.

E, desta feita, claramente por culpa própria.

PS - Bravos coreanos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não vejas o Deco pelo olho do cú de um Benfiquista! Faxabor...

O Pragmático disse...

Não foi bom nem mau.

O Pragmático disse...

O Deco não jogou um cú.

Little Bastard disse...

O Deco é do Chelsea. E por acaso até passou, na sua formação, pelo Benfica...

Sadeek disse...

Queiroz nao os tem no sitio. Perdi, como "lagarto", um campeonato por causa dele e corro o risco de fazer má figura este ano no mundial pelo mesmo motivo.

Bom (que será) como adjunto mas nunca o metam como "general" duma "tropa" destas...

Abraçooooo

trigolimpofarinh@mparo disse...

Assino por baixo na íntegra. Ressalvo “somos a equipa mais fraca do grupo”, mesmo com o melhor do mundo. Acredito que nem à Coreia ganhamos, tão pouco ao Brasil, mas mesmo assim fizemos um melhor resultado que o suposto adversário na presumida passagem aos oitavos. Ainda assim somos, até na bola, uns desgraçadinhos.