sexta-feira, 16 de julho de 2010

Justiça Suspensa


A figura da pena suspensa é um espécie de coito interrompido do direito penal: o juiz começa a fornicar a vida do réu (demonstrando que ele é culpado de um crime e merecedor de uma pena de não sei quantos anos de prisão) e quando está perto, muito perto do clímax, a fornicação jurídica do arguido é abruptamente interrompida, a pena de não sei quantos anos de prisão é dada como suspensa e o juiz vem-se fora do processo penal em curso (normalmente para cima do Código do Processo Civil).

É sabido que, logo a seguir à pedofilia, o coito interrompido é o método anti-concepcional mais recomendado pela Igreja. Apesar da minha velha tendência para desconfiar de todos os ensinamentos cristãos (que me levou quando eu era miúdo a chumbar três anos consecutivos a religião e moral), nutro uma certa simpatia pelo coito jurídico interrompido quando o fornicado em questão sou eu. Por exemplo, quando no outro dia passei um vermelho na Artilharia Um, não me importaria nada que a foda da contra-ordenação que tive de pagar fosse atempadamente interrompida com uma contra-ordenação suspensa.

Um dos atributos mais simpáticos de uma pena suspensa é a total irrelevância da sua duração: ter uma pena suspensa de 25 anos por se ter cortado a avó em pedacinhos pequenos com o corta-unhas ou ter uma pena suspensa de 25 dias por se ter entrado inadvertidamente no balneário da equipa de andebol feminino da selecção sueca, é, rigorosamente, a mesma coisa. Desta forma, a redução da sanção do Isaltino de 7 anos de pena suspensa para 2 anos de pena suspensa tem mais ou menos a mesma relevância do que a redução que recentemente efectuei do tamanho das mamas que não tenho nas costas do tamanho 46 para o tamanho 40.

E assim acaba abruptamente este post. Dado o adiantado da hora, o post efectivo que tinha em mente foi convenientemente comutado em post suspenso.

3 comentários:

funafunanga disse...

Não é a mesma coisa - embora por 25 dias na jaula (nem me daria ao trabalho de pedir a suspensão) para entrar no balneário da selecção sueca feminina de andebol, valesse bem a pena.

É que se cometes outro crime durante a pena suspensa, vais dentro pelo novo e pelo antigo (o tal que estava meramente suspenso - o juiz, por essa altura, já está de novo de pau feito e com mais vigor ainda).

Basicamente ficas à experiência.

o homem do estupefacto amarelo disse...

Obrigado pelo esclarecimento jurídico. Percebo tanto de direito como o Sócrates percebe de engenharia civil.

papousse disse...

"É sabido que, logo a seguir à pedofilia, o coito interrompido é o método anti-concepcional mais recomendado pela Igreja."

Belo apontamento histórico.