sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Little "Gabriel Alves" Bastard III

Passemos agora a coisas importantes, o meu Benfica.


Começando pelos jogadores, em termos de entradas e saídas. O que eu não queria mesmo que saísse, e acabou por ficar, era o David Luiz. O Di Maria saiu, podia ter sido vendido por mais guita, mas acho, sinceramente, que ele não vale mais, em euros. É um óptimo jogador, pode vir a ser um grande jogador, mas ainda tem muito que pedalar para lá chegar. Agora a gente só se lembra do que ele fez de bom, mas não poucas vezes desesperei com as suas más opções, as suas fintas desnecessárias e a sua crónica incapacidade para acertar na baliza. Como adepto, vou sentir falta das suas invenções e da sua magia, mas acho que não era um jogador decisivo e fulcral na equipa.
Quanto ao queniano Ramires, tenho também pena de o ver partir. Tenho pena sobretudo porque jogou bem mas jogou pouco. A época foi sendo interrompida por lesões e cansaço e pareceu-me sempre que ele prometeu mais do que o que pôde fazer. Infelizmente vai embora, e espero que concretize todo esse potencial no Chelsea.
Quanto a entradas, gosto muito da pinta do Jara. Lembra-me um bocado o Lisandro, um avançado móvel, com alguma técnica, e chato como caraças para os defesas. O Gaitan não engana e é jogador. Precisa de ganhar forma e adaptar-se, porque a técnica e o faro está lá todo. Quanto ao Rodrigo não faço ideia, e acho mau estarmos a comprar jogadores para posições que temos bem cobertas, em detrimento de alas, de que necessitamos. O Faria vai andar lá a aquecer o banco ou nem isso, apesar de não ser mau jogador. O Roberto não tem condições para ser titular. Tem alguma qualidade entre os postes, mas é um perigo nas saídas e dá instabilidade à defesa. Não é tão mau como muitos querem fazer crer – aliás acredito que tenha a mesma qualidade que o Quim, um bom guarda-redes – mas parece-me claro que não vale 8,5 milhões em lado nenhum do planeta. Acho que foi um erro a sua aquisição, tal como foi um erro a dispensa do Quim, tal como foi um erro não termos (nós ou o Sporting) ido buscar o Eduardo. Em teoria, para mim o Moreira seria o titular, mas diz-se que os seus joelhos não aguentam jogos seguidos. Resta-nos o Júlio César, curiosamente um jogador parecido com o Roberto, e que depois do jogo que fez em Liverpool me deixou hiper-desconfiado.

Sabemos que ainda falta gente chegar, eventualmente um extremo que se safe nas duas alas. Ainda assim, com o que temos, acho que podemos fazer uma boa época.
Estamos na pole position, juntamente com o Porto, e entre estes dois se decidirá o título.

Não sou daqueles que acha, de repente, que somos muito mais fracos porque perdemos a Supertaça, sobretudo da forma como foi. Foi mau, tem explicações que para mim são claras, e é expectável que as coisas sejam corrigidas. Perdemos sobretudo por dois motivos: um físico e outro anímico. Em termos físicos foi claro que havia pouco tempo desde o último jogo, mas isto faz parte. É a vida. Em termos anímicos, o Porto quis ganhar o jogo muito mais do que o Benfica. E por isso mereceu ganhar. Da parte do Benfica houve sobranceria, excesso de confiança, falta de concentração. O que é um erro descomunal quando se tem pela frente o Porto. Como toda a gente sabe – ainda por cima ressabiados pela vitória justíssima do Glorioso no campeonato no qual ficaram em terceiro lugar – o Porto vive para ser anti-Benfica. E é preciso estar preparado para isso, e o Benfica parece que se esqueceu.
Enquanto o Benfica não perceber isto, que para ficar à frente do Porto tem que querer ganhar pelo menos tanto como eles, nunca conseguirá conquistar títulos seguidos. Eles vêm cheios de fome, e se estivermos de barriga cheia vamos perder. E preocupa-me ver a equipa começar a época sem dar tudo frente a um rival que, contra nós, dá sempre tudo.

O grande segredo do Porto é que, ganhando dois, três ou mais anos seguidos, nunca se cansou de ganhar nem nunca deu nada por garantido. Daí ser um clube super-competitivo. Se os jogadores do Benfica se cansam de ganhar após um único título, então não merecerão ganhar mais.

Uma última palavra para Jorge Jesus. É o melhor treinador em Portugal e ninguém pode esquecer o seu fabuloso trabalho na época passada. Acredito que é a pessoa certa para nos reconduzir à glória. Mas acho que tem de se deixar de fanfarronice (aquela tirada da Champions não lembra ao menino…Jesus). Tem de falar menos e trabalhar mais. E não perder a humildade, que esteve na base dos sucessos que nos levaram a ser campeões.

Nós estaremos sempre lá, a apoiar.

Começando já este domingo. Lá estarei.

2 comentários:

Carlos Carvalho disse...

Cavalo Branco... Estudasses!
Este Benfica ninguém pára...só se for na Playstation.
Está visto, mais um campeonato com o Benfica a jogar contra 10.

Little Bastard disse...

Meu caro, numa jornada destas, em que se viu o que aconteceu na Figueira e na Luz, um adepto portista vir falar dos árbitros é, no mínimo, faccionismo, e no máximo cegueira/insanidade.
Gosto de discutir futebol, mas falar com malucos tende a ser uma perda de tempo.
Parecendo o seu caso ser de alguma insanidade, vou abster-me de lhe responder.
As melhoras e continue a ler-nos.

Little Bastard