domingo, 29 de agosto de 2010

Querem lá ver?

A minha net anda um bocado marada e passei uns dias fora, por isso não pude comentar um factóide pouco importante mas extremamente interessante.
O PC apresentou o seu candidato à presidência, um tipo que, só por isto, entra na shortlist dos tipos que poderão vir a merecer o meu voto. É o camarada Xico Lopes, este que está aqui na foto ao lado. Muita gente não sabe quem é. Eu também não, mas enfim.
Foi engraçado ver que toda a gente começou a mandar vir, que isto é uma piada, que o PC não se moderniza, que até mete um pacóvio qualquer na corrida a Belém, naturalmente para perder.
Vamos por partes.
É claro que é para perder. Como qualquer candidato que o PC avançasse.
Depois, e mais significativo ainda, é o asco da comunicação social por esta escolha. Porque "ninguém o conhece", porque não é da sua quintinha, porque não é apelativo, não vende jornais nem anima programas pseudo-noticiosos, que bem precisam de audiências. Mas isto vem da malta que, demagogicamente, se queixa de que "são sempre os mesmos", "querem é poleiro", etc, etc. Têm aqui um tipo que não "é sempre os mesmos", e que nem vai cheirar o poleiro. Em que ficamos?
É giro clamar pela renovação da política, quando esta é protagonizada por "novatos" políticos bem cheirosos como Passos Coelhos e quejandos...
Xico Lopes. Não sei quem é. Não sei o que pensa. Não sei nada de especial. Mas quero ouvi-lo falar, antes de o matar à pancada. Lembro-me que quando o Jerónimo foi candidato, antes de chegar a secretário-geral, ouvimos exactamente o mesmo: sectário, fechado no partido, representa o passado, etc.
E este troglodita afirmou-se, sem dúvidas, como o mais forte líder comunista desde Álvaro Cunhal. Mais, mostrou que sabe comunicar com o país real, e passa uma imagem de integridade difícil de questionar. E, pelo caminho, já levou o meu voto umas poucas de vezes.

Estou numa fase em que não preciso de génios ou de grandes talentos. Depois de Durões e Pinócrates, confesso que já me basta um tipo que pareça ser bem-intencionado. Não sei se será o caso, mas quero ver.

Porque, até aqui, a coisa está entre o voto em branco - o que só farei em último recurso - o Fernando Nobre (que é uma coisa assim um bocado assustadora mas que pode levar com o meu voto só naquela do protesto) e o camarada Xico Lopes.

Isto, claro está, se o Candidato Vieira voltar a fracassar nos seus intentos.

4 comentários:

papousse disse...

Está ganho.

o homem do estupefacto amarelo disse...

Como tu sabes, não sou propriamente imparcial nesta matéria. Mas, declarações de interesses à parte, tudo indica que o camarada Chico Lopes não seja propriamente o obscuro militante de coração puro de que falas mas sim, o homem que tem liderado, de facto, o PCP; e, consequentemente, um dos principais responsáveis pelo fechamento do partido na mais rigorosa ortodoxia. Já ouvi militantes do próprio PCP a queixarem-se do seu carácter controleiro e das perseguições implacáveis que moveu contra os mais ínfimos "desvios". Sem qualquer ironia ou hipocrisia, tenho realmente pena que a escolha do candidato oficial do PCP não tenha recaído sobre militantes muito mais moderados, como o Carvalho da Silva ou o Octávio Teixeira.

Little Bastard disse...

O Octávio era um bacano, era fixe que fosse ele, mas não está para essas andanças.
Essa converseta já eu ouço desde que apareceu o Jerónimo. Também era o Jerónimo que, na sombra, governava o partido. Agora que apareceu o Xico Lopes, afinal já não é o Jerónimo que manda, é o Xico Lopes, na sombra, que manda.
É o comuna que papa criancinhas, buuuuuuuuuuu.
Se calhar é verdade. Não sei.
Mas sei que entre isso e o bardo semi-frio, prefiro aquele que ainda me pode desiludir.

papousse disse...

Para desistir ou ir a votos, o Xico Lopes é um péssimo candidato.