terça-feira, 16 de novembro de 2010

Crime

Estou nesta casa há quatro meses mas, neste espaço, foi visível uma escalada assustadora.
Ao fim da minha rua, à porta da igreja de Arroios, todos os dias é feita a distribuição de comida de vários tipos, aquilo que se costuma chamar de "Sopa dos Pobres".
E a verdade é que, neste período de quatro meses, é visível o aumento exponencial do número de pessoas que recorre a esta ajuda. Se, no início, eram sobretudo sem-abrigo, agora vê-se de tudo. Muitos idosos e, sobretudo, muitas pessoas à volta dos cinquenta anos. Que se escondem com vergonha, que rondam a fila até sentir a fome a apertar, até cederem e enfrentarem a realidade de que, sim, chegaram a isto. Viver de comida oferecida na rua.
E é por isto que, quando ouço os políticos falar na televisão, com os seus bons fatos, bons carros, assessores e tudo o mais, usando palavras caras e ocas que nada produzem, nada acrescentam, nada resolvem, me dá uma raiva que não consigo explicar.
Não é acordos de governo. Não é gabinetes com vista ou motoristas que servem Ferrero Rocher. Não é dinheiro. Nem sequer é poder.
A sua missão é não deixar o nosso povo dormir e comer nas ruas.
Não falharam essa missão apenas por negligência. Falharam por desprezo por tudo o que não seja o seu interesse próprio.
Não são apenas políticos incompetentes. São criminosos, e como tal deviam ser julgados.

PS: todas as noites, os voluntários, gente como nós mas melhor do que nós, apanha o frio e trabalha, para dar de comer aos que nada têm. Esta gente, que não pede nada, merece tudo.

2 comentários:

Carlos Carvalho disse...

A todos os franceses:

http://www.youtube.com/watch?v=OUa0XGI4Fs4

Xuxi disse...

Es portanto vizinho da Babacita e do grande bar de alterne Big Te na rua do minipreco....e deveras conhecer o VinhoIman : http://amorportatil.blogspot.com/2009/10/contos-surreais-do-quotidiano-los_29.html