quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fim de festa

A União Europeia está, claramente a cair aos bocados.
É como um grande almoço de família.
Temos que convidar todos, mesmo aqueles de que não gostamos nada. A meio, uns mais desvairados não sabem comer à mesa (os chamados PIGS, os porcalhões). Os patriarcas, as Merkels desta vida, vão torcendo o nariz, fingindo não ver, mas ficando cada vez mais incomodados. Por último, os gregos e os tugas acabam a refeição com mousse com cheirinho e umas valentes aguardentes, enquanto Sarkozy e Merkel se ficam por um prosaico descafeínado, suspirando de alívio por este tenebroso almoço colectivo estar perto do fim.
Mas eis que chega a conta.
Tugas, gregos, espanhóis e irlandeses, grossos que nem cachos querem, naturalmente, dividir a conta por todos.
Merkel explode de indignação, que não está para pagar os vícios destes selvagens, ela que nem pão com manteiga papou. Cada um paga o seu! Estes ranhosos de raça inferior!

E é assim.
Nunca gostámos muito uns dos outros. Mas chegada a conta, é cada vez mais difícil de disfarçar.

1 comentário:

funafunanga disse...

Facto #1 - Estávamos a pedi-las. Toda a gente sabe que é pelo lado mais fraco que a corda rebenta.

Facto #2 - Toda a gente fala da necessidade de apaziguar os mercados para podermos financiar-nos e continuar a financiar o nosso modo de vida, mas ninguém fala do mais antigo e eficaz remédio contra credores, apoquentações com ratings e etc. - pagar o que devemos, dívida pública zero ou perto disso. Sei que soa a finança da boa dona de casa, à boa maneira do lente de Santa Comba Dão, mas é a única absolutamente à prova de conjunturas adversas. E como pequena economia aberta e periférica, não podemos dar-nos ao luxo de andar ao sabor da maré.

Facto #3 - ao trambolho da Merkel interessa esta situação da crise da dívida dos PIGS, pois potencia a desvalorização do euro (boa para as exportações alemãs), sem ter de assumir que a Europa (leia-se a Alemanha) está oficialmente na guerra cambial usando o BCE à semelhança do que os EUA fizeram agora através do FED.

Facto #4 - estamos fodidos dentro da UE. Estamos fodidos fora da UE.

Facto #5 - acho que vou aprender mandarim.