sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por que raio vou votar em Fernando Nobre

Confesso que não sei muito bem.


Mas pronto, vou tentar explicar, porque isto talvez seja útil para mim.

Basicamente, como tantas vezes, é um processo de exclusão de partes.

Como tal, vamos por partes.

Começando por Cavaco, acho que não é preciso dizer muito. Mas bora lá.
O político no activo há mais anos na política, que diz que não é político. O impulsionador do nosso actual modelo económico, que deu o resultado que está à vista. E que agora diz que não tem nada a ver com isto. O tipo que se acha mais honesto que todos, embora tudo mostre o contrário. Um tecnocrata provinciano, sem cultura, sem mundo, sem qualquer lampejo de rasgo, de emoção, de nada. Em terra de cegos, quem tem meio olho é rei, e só isso justifica a sua popularidade, que diz muito do nosso país. O gajo que, durante cinco anos, permitiu a Sócrates destruir paulatinamente este país, e nada fez. E que agora ameaça que “agora é que é”, agora no segundo mandato é que vai trabalhar. Eu andei-lhe a pagar durante cinco anos para fazer o quê?
Depois há o Alegre. Uma fraude, um hipócrita, um cobarde pseudo-corajoso, que passou a vida a mamar na teta do PS e do poder, fingindo não ter nada a ver com aquele regabofe. Um tipo que não percebeu que, ao aceitar e pedir o apoio do PS, hipotecou qualquer hipótese de ser levado a sério por quem quer mudar alguma coisa. Defende o Estado Social, mas o PS mostrou ser o maior inimigo do Estado Social. Aparece como o regenerador do regime, como um candidato de “ruptura”, mas não é possível resolver a contradição entre isto e o facto de ser do PS, apoiado pelo PS, sustentado pelo PS. Os analistas já estão a culpar a associação ao Bloco pelo fracasso de Alegre. Mas estão a ver mal as coisas. A culpa do fracasso não é do Bloco, que nunca teria um candidato próprio com mais votos do que Alegre vai ter. A culpa é do PS e do próprio Alegre.
Chico Lopes é uma desilusão. Ainda pensei que pudesse haver o “efeito Jerónimo”: aparecer um gajo desconhecido mas cujo carisma natural pudesse entusiasmar. Mas não. Lopes é um gajo do aparelho, só. Não é mais nada, porque enquanto indivíduo não consegue mobilizar nada nem ninguém. Muito fraquinho. Dar-lhe o meu voto seria dizer ao PC “proponham um gajo qualquer, tanto faz, que eu dou-lhe o meu voto”. Mas eu prezo mais o meu voto do que isso. E quem acha que eu não vou pensar e dar-lhe o meu voto por ‘default’ está enganado.
Souto Moura nem sei bem o que anda para ali a fazer.
O Coelho é muito divertido e ainda bem que concorreu. Sempre animou as coisas.
E resta o Nobre. Como já disse, de cada vez que o homem fala fica mais perto de perder o meu voto. Por isso, e tendo em atenção o panorama alternativo, optei por não o ouvir. Basta-me saber que nunca mamou da política, que fez a sua vida e o seu percurso, que tem sensibilidade social e que, nisso, meteu mesmo mãos à obra. Só isso faz com que fique a milhas de distância dos outros todos. E acredito, sinceramente, que seja um homem livre e bem intencionado. E, neste momento, isso basta. Quando toda a gente diz mal dos partidos, creio que será uma boa mensagem que Nobre tenha uma boa votação. Para mostrar aos partidos que têm de mudar, que não é suficiente continuarem a agir da mesma maneira e oferecer-nos as mesmas más alternativas de sempre.
Domingo lá botarei a cruzinha. Para perder, mais uma vez.
Sem problemas.

13 comentários:

Corrector Ortográfico disse...

Defensor Moura, né Souto Moura!

Little Bastard disse...

É igual, pá.

Actualmente Leitor Deste Blog disse...

Tás como eu. Até lá vou evitar ver televisão, porque senão o gajo arrisca-se a perder um votante.

Mário Soares disse...

O meu muito obrigado.

Little Bastard disse...

Pois sim, o velho papão.
Felizmente consigo pensar pela minha cabeça...

Fernando Nobre disse...

o meieu muntum obrigadeede

Hernesto disse...

Isto sim, é que é discutir os destinos do país!

Hasta la viiktórya, siempre!

Maltinha do C.C. disse...

Já não está magoadinho? Já passou? Bilu bilu bilu! Coisa mái linda!

Gajo extremamente magoado com o cagalhão de pónei disse...

Estou fulo! E não passa...
Não sei porque é que deveria estar magoadinho, mas se tu sabes é o que interessa, e isso ainda me deixa mais magoado.

Maltinha do C.C. disse...

Ohhhh! Ainda não passou!... Bilu bilu bilu... Núm choía pecanino!

Sniper COD4 disse...

Só não votei no Pinto da Costa porque se votasse, era mais um para o cabrão do bolo-rei.

COD4 Sprayer disse...

Ainda por cima é um camper.

Pinto da Costa COD4 disse...

Olha um panasca de p90. Esses parecem pardais a tombar.