segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alma

Fui um dos 55 mil felizardos que, ontem à tarde, esteve no Estádio da Luz. Foi um daqueles jogos, daqueles momentos, em que me sinto muito feliz por dizer "sim, eu estive lá". Sim, eu sofri. Gritei, saltei, vibrei.
Um equipa já sem pernas (nota-se à distância) mas com um coração e uma alma que movem montanhas.
Sim, sabemos que não vamos ser campeões. Sim, sabemos que há outras competições que temos mais hipóteses de ganhar. Sim, sabemos que é difícil, que às vezes as pernas já não respondem e que o mal, feito por outros no início do ano, está feito.
Mas 55 mil adeptos, apoiarem desta forma um clube que está a 8 pontos do rival, é um orgulho. Ontem, foram os adeptos, eu incluído, que não permitiram à equipa que desistisse. E o golo do fenómeno Coentrão (que jogador! que atitude!) foi o fim perfeito para uma tarde de emoção.
Ontem batemos o recorde de assistências na Liga portuguesa esta época. Com o campeonato perdido, e o povo vai. Porque ama esta equipa, que lhe dá tudo em troca. Porque ama futebol, a beleza que demonstramos dentro de campo. E porque, sabendo como este campeonato nos foi roubado, fazemos questão de estar sempre lá para apoiar o nosso clube, para apoiar o Glorioso.

Que outro clube, praticamente arredado do título, faria o que nós conseguimos? É difícil.
Dos 10 jogos mais vistos este ano em Portugal, seis foram na Luz, sete envolveram o Benfica.

Os dez jogos com mais assistência à 21ª jornada

1- Benfica-Marítimo (54.991)
2- Benfica-V. Guimarães (54.927)
3- Benfica-Sporting (51.899)
4- F.C. Porto-Benfica (49.817)
5- Benfica-Académica (48.905)
6- F.C. Porto-Sp. Braga (47.617)
7- Benfica-Sp. Braga (43.317)
8- F.C. Porto-Beira Mar (43.209)
9- F.C. Porto-Portimonense (40.416)
10- Benfica-Rio Ave (38.456)

Só pela curiosidade, o jogo com menos espectadores em toda a época foi o Naval-Portimonense, com uns esmagadores 316 espectadores.
 
PS - adorei os tipos do Marítimo reclamarem da arbitragem no final, apesar de terem sido beneficiados. Adorei sobretudo, depois de andarem todo o jogo a fingir lesões e a fazer anti-jogo, terem ficado lixados por o árbitro ter dado o encontro por terminado logo a seguir ao golo do Glorioso. Se não tivessem queimado tanto tempo, talvez tivesse sido diferente. Assim, foi só uma deliciosa lição que levaram. Para a próxima, menos teatro, menos autocarro, e mais futebol.

1 comentário:

papousse disse...

Foi lindo, sim senhor.

Concordo que já estivemos menos cansados.
Começam a ser muitos jogos e as opções nos três lugares de meio- campo à frente do Javi passam apenas por três jogadores e meio: Gaitan(1), Salvio (1), Aimar (0,75) e C. Martins (0,75).
O Amorim não joga mais. O Peixoto é bastante mais fraco e de momento também não pode. O Menezes não tem nem transmite a mínima confiança.
A manta apresenta-se curta para o que falta jogar.
Seria importante que o Fernandez começasse a aparecer. Não sei é se já estará pronto para estas andanças. Olhando à utilização que tem tido, diria que infelizmente não.