quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Joguem à bola (com música do Guantanamera)

A moção de censura finalmente morreu, o que era largamente esperado.
Hoje, com a resposta final do PSD, Passos Coelho mostrou que é um tipo inteligente e utilizou a metáfora perfeita para falar de Sócrates e do Governo. Tão boa que fico lixado por não ter sido eu a pensar nela.
Diz Passos Coelho que espera que, agora que o PSD matou a moção de censura, Sócrates "governe e não esteja permanentemente a atirar-se para o chão".
Genial, de tão verdadeiro que é.
No futebol, há um cântico de que gosto muito que consiste no grito de "Joguem à bola", com a música do "Guantanamera". Usa-se quando o rival tudo faz para não jogar: atira-se para o chão, queima tempo, faz teatro, pressiona o árbitro, dá porrada, usa uma camisola azul e branca tipo calças do Obelix, etc.
E esta foi a forma de Passos Coelho, num excelente toque de retórica, gritar o seu "Joguem à bola". Que o Governo governe, foi o que disse, e que deixe de arranjar inimigos imaginários, cabalas conspirativas e súbitos ataques de caspa.
É claro que governar é tudo aquilo que Sócrates não quer, nem sabe fazer.
Intriga política, marketing, histeria, propaganda e manipulação, aí é mestre.
Já a governar é uma bela merda.
Infelizmente para Sócrates, a única hipótese que tem de se safar de ser derrubado pelo PSD - quando este quiser - é Sócrates governar, e fazê-lo bem. Mas não é possível governar bem quando todas as energias estão viradas para a pura conservação do poder, para a dramatização e para a pura invenção de factóides que assegurem mais umas semanitas de poleiro.
A última iniciativa do PS, aquela espécie de "Novas Fronteiras", foi baptizada de uma forma que ilustra bem a obsessão de marketing que move Sócrates e o seu bando de malfeitores. A iniciativa chamou-se "Defender Portugal". Não era sequer uma coisa do Governo. Era do PS, uma espécie de estados-gerais. Com este nome, tudo ficou dito, como expliquei há uns posts atrás. O PS não quer luta partidária (mas não faz outra coisa); o PS não se mete em coisas tão mesquinhas como a luta pelo poder (...); o PS é o único com sentido de Estado, enquanto os outros querem conquistar o poder; o PS é desprendido do poder, está a fazer isto para "Defender Portugal". Quem questiona o seu papel está a "Atacar Portugal".

Quando o Governo é composto por um Ministro da Defesa que fala de tudo menos Defesa, e passa o tempo a "malhar" na Oposição; um ministro da Administração Interna que, qual Mirdas, transforma em merda tudo o que toca; um ministro da Justiça que ninguém vê; idem para o Ambiente, a Ciência, etc, etc; e um Primeiro-Ministro que, em vez de governar, inventa crises e ataques vindos de todo o lado, apenas para se vitimizar.

Passos Coelho tem razão: "Joguem à bola!".

Sem comentários: