quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O ceguinho

Miguel Sousa Tavares tem um problema. Ou vários.

É ao mesmo tempo um bom comentador político, um romancista miserável, e um comentador desportivo à beira da inimputabilidade.
Perante estes dados, o bom senso ditaria que ele se restringisse ao comentário político e, de vez quando, a papar a Teggy Caeiro. Mas não. O tamanho do seu ego não lho permite. O que nos garante mais uns quantos romances de cordel e a oportunidade de ver o senhor dizer barbaridades.
Na análise ao jogo de ontem, em que o clube corrupto foi inapelavelmente derrotado na sua própria casa pelo Campeão, toda a gente foi unânime quanto à justiça do desfecho. E isto inclui Pilas-Gordas, que se espuma da boca cada vez que fala do Campeão. E o que diz Sousa Tavares?

“A sorte do jogo foi toda do Benfica, incluindo numa jogada importante ainda na primeira parte do jogo, quando o Fábio Coentrão pisou o Belluschi dentro da área. Era grande penalidade e cartão vermelho para o jogador encarnado, que assim era expulso bem mais cedo. Só que o árbitro nada viu. O Benfica defendeu bem, é verdade, mas só escusava era de ter dado tanta pancada. A única coisa positiva para o FC Porto neste jogo foi que não houve autocarros apedrejados no Estádio do Dragão, nem bolas de golfe arremessadas da bancada e, tão-pouco, emboscadas nos túneis à moda do Estádio da Luz”.

Ora bem, por onde começar?!?!?

Vamos começar pela pancada. Quanto a isto uma só palavra: Belluschi.

Depois o senhor teve azar. À hora a que escreveu com certeza não sabia ainda que sim, o autocarro do Benfica voltou a ser apedrejado. Mas esta “pancada” já não o incomoda.

Depois há que salientar que não viu o único erro grosseiro detectado por toda a gente, a aberrante expulsão do Coentrão. Nem viu a agressão do Belluschi, que passou o jogo todo a dar fruta (dá-se muito por aqueles lados…), que nem amarelo mereceu.

E, por último, a confissão suprema do adepto do clube corrupto. De que, tal como habitualmente desde o início da época, só teria hipóteses de ganhar o jogo se fosse à custa de um penalti inexistente. E já agora, ainda que o árbitro fosse ceguinho e apreciasse o teatro de Belluschi ao ponto de assinalar o penalti, seria vermelho porque…

Pois.

1 comentário:

. disse...

sinceramente, acho esse tipo um inútil e não perco tempo quer a ouvir os seus comentários político-desportivos (que quanto a mim não tem qualquer legitimidade para o fazer - nunca foi político e tampouco atleta profissional ou treinador) quer a ler os romances.

e fui ao dragão ver o jogo, regozijei-me a vê-los espumar de raiva, a chamarem coisas divertidas como "renato seabra" e "perdigueiro, cão de caça" às papoilas e árbitro.

o que me irritou foi mesmo a cotovelada do cardozo ao sapunaru. não tinha necessidade de fazer aquilo e o benfica é bem maior que isso, deve dar o exemplo.

para o coentrão, as mesmas palavras que me merece o javi garcia. aguenta firme que tens alma para isso!