terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Xadrez

Vejo muita gente preocupada com a hipótese de o PCP poder vir a propor uma moção de censura ao Governo. Como sabemos, a única chance de o Sócrates ir com o caralho é uma moção de censura que tenha o apoio de PSD, CDS e mais um partido.
A hipótese, aventada pelo PCP, deixou muita gente a tremer.
É óbvio que não acredito nada que o PC o faça, sabendo que isso entrega o poder à Direita. Mas acho que, de um ponto de vista de mera táctica política, foi bem jogado.
A questão é simples: o PS, o Partido do Sócrates, não tem emenda. Nunca se reformará, nunca se emendará, nunca será mais do que é agora, um bando de criminosos e medíocres ganaciosos, que faz a política da Direita a coberto de retórica de Esquerda. Na prática, o PCP percebeu que, pelo menos em teoria, tem aqui, pela primeira vez, a hipótese de entalar o PS. Ou seja, pressionar o PS, para que este, com medo, possa fazer algum tipo de concessões à política defendida pelo PC. Não acho que vá acontecer, mas acho bem jogado por parte do PC. Até porque não vejo bem a diferença de ter o PS no poder a fazer política de Direita ou o PSD com o CDS no poder a fazer política de Direita. Talvez a diferença seja que, neste último cenário, o PC talvez consiga vingar mais no debate político, porque tem mais dificuldades em combater um PS que enche a boca com o socialismo e o Estado Social (apesar de fazer tudo ao contrário).

E gostei muito da reacção de Francisco Louçã. Diz ele que este não é o momento de "entregar o poder à Direita".
Acho curioso que, depois do falhanço absoluto que foi o Frankenstein político chamado Manuel Alegre, Louçã esteja tão calminho. Não percebe que, agora e mais do que nunca, o PS olha para o Bloco como para um sindicalista que não toma banho, e que nunca, mas nunca, haverá uma união de Esquerda com o PS de Sócrates.
Já agora, quem fala agora de forma tão "responsável" foi só o partido que, há poucos meses, apresentou a última moção de censura....

1 comentário:

Tipo que não tem nada para dizer mas diz disse...

Deixós poisar... Deixós poisar...