quarta-feira, 2 de março de 2011

(Quase) dignos vencidos

Belo jogo de futebol.
Era uma partida em que tínhamos muito a perder e pouco a ganhar. Se ganhássemos, ninguém diria nada; se perdêssemos seria o escândalo. Esta semana ouvi muitos adeptos, inclusive do Benfica, falarem disto com um jogo decidido à partida. 5-0 era o mínimo expectável.
É claro que isto é um disparate. Um derby é um derby, sobretudo com a equipa do Benfica esgotada fisicamente, sobretudo com o Sporting a fazer o jogo da época.
Em jeito de balanço, o Sporting jogou mais do que tem valido, e o Benfica menos do que tem valido. Ainda assim, bastou para ganhar e de forma absolutamente justa.
O Sporting mostrou valor, garra e dignidade. Sobretudo Hélder Postiga, que tirando um ou outro teatro desnecessário foi - como tem sido - o melhor jogador do Sporting. O melhor do clube submisso foi o seu capitão, formado no seu aliado. Faz sentido.


O Sporting só não foi um digno vencido porque, no fim, Couceiro não resistiu. A filosofia de permanente desculpabilização no clube é muito profunda, e mais uma vez a culpa foi do árbitro. Algo tão típico quanto disparatado.

De qualquer das formas, 18 vitórias consecutivas do Glorioso, enquanto o Sporting igualou a pior série da sua história.
Um jogo muito vivo e muito bom, de duas equipas que quiseram ganhar. O Benfica quis ganhar mais durante mais tempo, e por isso venceu.

1 comentário:

Dylan disse...

Concordo com a análise. Mesmo cansado, o SLB é infinitamente superior.