terça-feira, 12 de abril de 2011

A salsicha e o FMI

Só temos dinheiro, enquanto país, até final de Maio, o Benfica perdeu o campeonato e estamos de mão estendida a pedir 80 mil milhões de euros à Frau Merkel.
E de que anda tudo a falar?
Do Nobre.

Eu votei no Nobre. Tinha outras hipóteses, mas votei no balhelhas zangado.
E, devo admiti-lo, não sem uma ponta de estranheza: eu não estou nada chateado com a decisão dele em juntar-se à campanha do PSD.
Será que estou tão desejoso que o Sócrates vá com o caralho que já não consigo sequer ter energia para combater o PSD? Talvez.
Mas a coisa não me irrita por aí além. Confesso.
Estamos sempre a queixar-nos de que são sempre os mesmos; que tudo está tomado pelos boys dos partidos; que é preciso mais intervenção cívica. E depois, numas eleições que não são unipessoais e cuja única hipótese é uma candidatura através de um partido, tudo o que sabemos fazer é criticar quando um verdadeiro independente se chega à frente..

Eu, que sempre votei à Esquerda, não votei em Nobre por ele ser de Esquerda. Fi-lo por ser apartidário, por ser alguém que já teve um importante percurso cívico, e por me parecer uma pessoa que me pareceu estar ligada aos problemas reais e urgentes da maioria da população portuguesa.
Nada disto foi posto em causa com esta candidatura. Se é ou não um erro, só na prática se saberá. Depende, sobretudo, do comportamento do próprio Nobre. Da sua actuação e de como reagirá à inevitável sofreguidão egoísta que o PSD vai demonstrar.

Há ainda a teoria de que Nobre vai roubar votos ao PSD, em vez de acrescentar, por causa desta polémica e desta "traição" aos seus votantes.
Isto não faz sentido nenhum.
Quem vai votar PSD, votou no Cavaco, e não no Nobre. Não estou a ver um laranja ter votado no Nobre e não no seu burocrata-mor, devorador de bolos-rei. Ou seja, ninguém que ia votar PSD deixará de o fazer por causa do Nobre. E quem não ia, dificilmente o fará agora por causa disso. Ponto final.
Os mais indignados são, curiosamente, xuxas disfarçados. Alguns votaram no Nobre porque não gostavam do pateta Alegre, e agora sentem-se enganados. Mas, exactamente pelo mesmo motivo, iam agora sempre votar no Pinócrates.
Ou seja, em termos de votos isto conta pouco, e se contar é dar alguns milhares insignificantes de votos a mais ao PSD. Nada que faça grande diferença na votação final.

Como é óbvio, por tudo e mais alguma coisa, nunca votarei no PSD, seja Nobre ou Isidoro.
Mas acho que até pode ser giro ter o gajo como presidente da assembleia. Só de imaginar todos aqueles deputadozinhos a serem mandados por este tipo meio-maluco, que lhes vai cortar os subsídios de putas e os vai meter a pelo menos fingir que fazem voluntariado, vai ser giro. Lá isso vai. 

1 comentário:

papousse disse...

E em pouco mais de 5 anos conseguiram (o Alegre e o Nobre) rebentar com a mina de votos que representava o chavão da "cidadania". Quem nas próximas presidenciais decidir assumir o papel de apartidário e apolítico vai ter de dar mais à perna para conseguir um bom resultado.
Não parece mal.