domingo, 14 de agosto de 2011

Clueless

Não sei há quanto tempo este Governo está em funções, mas já cansa. A única coisa que os tem safo, na minha opinião, é que o anterior foi tão mau, tão mentiroso, tão criminoso e tão hipócrita que a malta ainda consegue olhar para este e pensar que é melhor.
E é, mas não porque seja bom.
É mau, mas ao pé do anterior eu e uns amigos da bola fazíamos melhor.

O grande problema é a evidente falta de rumo num Governo que prometia exactamente isso: um rumo. Um caminho, que eventualmente haveria de dar numa saída.

O recente caso da TSU e da subida do IVA na energia é paradigmático.
Já estamos na merda, mas o Governo parece insistir num caminho de acabar completamente connosco.
Corta-se a TSU, ou seja, faz-se com que as empresas gastem menos com os seus trabalhadores, à custa do Estado (todos nós). Para compensar esta perda de receita, há que ir buscá-la a qualquer lado. Adivinhem onde? Exacto, ao sítio do costume, aos nossos bolsos, através da subida do IVA.
Isto traz vários problemas. Reduz o nosso rendimento já diminuto; só permite aos patrões tugas comprarem uns carros mais potentes; e as próprias empresas vão vender menos, porque os seus produtos ficam mais caros, devido ao IVA.
Inicialmente, a ideia era reduzir a TSU só para empresas exportadoras, mas agora é para todas. É indiferente, é uma má ideia de qualquer forma. Só 2,5% das nossas empresas exportam. O que quer dizer que as restantes 97,5% vendem cá para dentro. Vendem aos tugas, que já não têm dinheiro para os produtos como estão, muito menos com mais IVA.
E agora, enquanto se diz que é preciso dinamizar as empresas, aumenta-se o seu custo mais relevante, a energia, de onde vem toda a produção.

É por isto que digo que não há rumo. Medidas contraditórias, inconsequentes, mas sempre com o mesmo tipo com os tomates no torno: o Zé Povinho.

Sem comentários: