domingo, 27 de novembro de 2011

Águias, leões e ursos

Ninguém espera, infelizmente, que um tipo de uma claque seja racional. Ou sequer respeitador dos outros ou da lei. E são esses que, em última análise, fazem a merda. Para esse deixarem de fazer merda, é preciso que todos os outros também não a façam. E sejam activos no seu combate.
O que se passou neste derby é não apenas lamentável mas completamente desnecessário. Da parte dos benfiquistas, não há ódio algum ao Sporting. Há-o ao Porto, há que admiti-lo, mas não em relação ao Sporting, até lhe achamos alguma piada. Já para um lagarto, o ódio é o Benfica, apesar de o Porto ganhar sempre e os roubar tanto ou mais do que a nós, mas parece que desde que não seja o Benfica não faz mal. Ainda assim, não havia motivo algum para haver problemas.

A coisa começou pela jaula, gaiola ou caixa de segurança. Eu considero-a desnecessária, basta policiar como deve ser e pronto. Não serve para nada, mas serviu de argumento para os lagartos começarem a chorar há uma semana. Depoisfoi a saga dos bilhetes. O Benfica cumpriu a lei, enviou os que a lei determina, mas os lagartos queriam mais. É a vida. Mais um argumento para aquecer o ambiente. O presidente do Benfica teve uma rara intervenção feliz, ao apelar à contenção verbal na semana antes do derby. Do lado do Sporting o que se viu foi o contrário, e todos os argumentos foram bons. Até à demagogia de recusar sentar-se ao lado da direcção do Benfica durante o jogo, no que seria um bom sinal de pacificação entre os dois clubes. Uma boa mensagem a passar aos adeptos.

O problema é sempre o mesmo: cada um só se preocupa em falar para o seu eleitorado, para quem o elege. Sem perceber que o problema não é Sporting ou Benfica, mas sim do futebol português, da segurança de quem quer ir ver esse grande espectáculo chamado futebol. Não falo aqui do Porto, porque esse parece-me ser claramente um caso à parte, devido à cultura local instigada pelo seu corrupto presidente. Nunca mudará. Mas entre Benfica e Sporting acho que as coisas podiam e deviam ser diferentes.

Para que não mais vejamos bancadas a arder, é preciso que todos, sobretudo os de cima, tenham uma política coerente de responsabilidade e de pacificação. Sem inventar jaulas à pressa e sem utilizar essa jaula como argumento para esticar a corda. Sem gestos parvos de recusar sentar-se ao lado dos anfitriões. Sem idiotas como alguns responsáveis do Sporting a branquear o que alguns animais do seu clube fizeram; e sem idiotas do Benfica a dar conferências no fim do jogo a acicatar ainda mais as coisas.
É preciso descer o volume, e dar o protagonismo ao que se passa no relvado. É tudo, e seria de uma importância decisiva.

Uma última palavra para aqueles que, com a sua ausência de acção, permitem que estas coisas aconteçam. Dou só dois exemplos: o incêndio nas bancadas e um idiota do Benfica que andava de laser na mão a incomodar os jogadores do Sporting. Este foi filmado claramente pela televisão. A claque do Sporting com certeza que também foi filmada. Então e não acontece nada? Ninguém vai preso? Ninguém é banido de estádios de futebol?
Tem de chegar o tempo em que deixamos de encarar estas coisas como normais, porque não são normais. Não é por se tratar de futebol que a lei deixa de valer.
Se dirigentes e autoridades levassem este assunto a sério, a seu tempo até os anormais das claques teriam de se adaptar. É tempo de se fazer alguma coisa, antes que alguém se magoe a sério.

Quanto ao jogo em si, uma vitória sofrida e muito saborosa para o Benfas. Confesso que o Sporting me surpreendeu pela positiva e fez um belo jogo. Faltou-lhe maturidade e um pouco de sorte para ter conseguido o ponto merecido. Nos lagartos destaco o Elias, que está em todo o lado (felizmente é zarolho) e o Carrillo, que bem trabalhado será grande jogador. No Glorioso, destaco Artur (mesmo com um estranho apagão), Javi Garcia, Maxi Pereira e Witsel, pelo trabalho, e Aimar, pela magia.
Uma primeira parte muito jogada a meio campo, com o Sporting a pressionar bem alto e a dificultar a saída do Benfica, mas também sem grande fio de jogo. O desequilíbrio foi o golo, à Javi.
Na segunda parte o Benfica entrou muito bem e eu estava convencido que era uma questão de tempo até matar o jogo. Até que entrou em acção o Xôr Capela, que decidiu expulsar um jogador que não fez uma única falta. Então aquele segundo amarelo é um crime de lesa-futebol. Já agora, se o que o Cardozo lhe disse foi assim tão grave, porquê o amarelo e não logo o vermelho? Ou seja, não terá sido assim tão grave. Não sendo tão grave, era mesmo necessário estragar o jogo?
Sim, porque isso estragou o jogo.
O Benfica recolheu-se e o Sporting instalou-se, embora com pouco critério.
Foi sofrer até ao fim, num jogo que, antes da expulsão, tinha tudo para se transformar ainda num grande espectáculo.
Na minha opinião, o empate seria mais justo, mas nunca saberemos como as coisas seriam com 11 para cada lado, como devia ser.
Temos campeonato.
Espero que tenhamos também respeito, justiça e ponderação.
Porque quando o futebol deixar de ser divertido, perde a sua razão de existir.

1 comentário:

agent_smith disse...

concordo com tudo menos com o comentário acerca do comunicado do benfica no final do jogo.

fomos mais que pacientes para aguentar todo aquela diarreia debitada pelo lagartame, mas ouvir um vice falar das condições "pré-históricas" enquanto o estádio está a arder graças a declarações de filhos da puta iguais a ele, foi a gota de água.

para mim,"Também poderíamos pedir 40.000 bilhetes para Alvalade. Pagamos adiantado e não devolveremos nenhum" é a frase da época.

sempre quero ver o que é que esses anormais vão dizer, qd mais ano menos ano colocarem uma caixa igual