terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bailout Blues

Estamos todos fartos de ouvir falar na necessidade de aumentar a produtividade, que os trabalhadores portugueses são pouco produtivos, etc.
Exacto, a culpa é nossa.
Nunca tocámos na chicha (chincha?), mas somos os culpados disto tudo.
Curiosamente, quando um trabalhador português vai para fora, é considerado um excelente profissional. E não estou a falar só dos actuais portugueses "ultra-qualificados", licenciados em arquitectura que vão para Londres trabalhar no McDonalds mas que nunca o fariam cá, porque trabalhar no McDonalds está abaixo das suas qualificações. São também os outros, os da mão à frente e outra atrás, os pedreiros, padeiros e asentadores de tijolos. A malta sabe bulir, tem é que ser fora das fronteiras físicas do país, certo?
Errado.
A questão é, afinal, bem mais simples do que isso.
É que um tuga que trabalha na Alemanha é mandado por um alemão. Na Suécia, por um sueco. E por aí fora. Cá, é mandado por um tuga.
O grande problema da economia portuguesa - e já o disse inúmeras vezes - é que Portugal é a antítese da meritocracia. Por cá, não há mérito nem mobilidade social. Os lugares de chefia são dados porque é "amigo de tal" ou "filho de tal" ou "afilhado de tal", e não por mérito demonstrado em exercer essas funções. Em Portugal, quem nasce pobre morre pobre, e quem nasce rico morre rico, por mais merda que faça durante a sua vida.

Isto leva-nos ao Europarque, um empreendimento faraónico em Santa Maria da Feira, uma espécie de FIL do Norte, detido maioritariamente pela Associação Empresarial Portuguesa (AEP), ou seja, o lóbi do patronato português.
Acontece que o Europarque está em situação de falência técnica, nunca tendo conseguido gerar receitas para se sustentar. Mais, o Estado deu um aval ao Europarque - quando Cavaco era primeiro-ministro e Catroga ministro das Finanças - no valor de 30 milhões de euros, que está em vias de ser executado. Trocado por miúdos, todos nós vamos pagar 30 milhões de euros para pagar aos patrões que não souberam gerir a única coisa que alguma vez tiveram para gerir.

Portanto, meus amigos, da próxima vez que vos vierem com a conversa dos trabalhadores portugueses pouco produtivos, lembrem-lhes esta singela história: os patrões portugueses deixaram falir a única coisa que alguma vez tiveram para gerir, e agora choram por um 'bailout' do Estado. Os mesmos patrões que se queixam ininterruptamente de que o Estado tem demasiada presença na economia....  

3 comentários:

Cidadão com Óculos disse...

Paradigmático.

Gomezzz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gomezzz disse...

Este arquitecto em vez de Londres preferiu Paris e em vez de um Mac um atelier. Trabalha-se tanto como sempre trabalhei...
Os franceses respeitam o horario de trabalho. 18h30 e nenhum aqui esta. os Portugueses à semelhança do que acontecia quando estavam em Portugal, ficam sempre mais tempo, safam as pontas e no fim do dia se pensarem em acompanhar o sistema ficam com medo de perder o emprego. Esta parte acho que vem no DNA tuga...