segunda-feira, 7 de julho de 2003

Prémio A tradição ainda é o que era

Desloquei-me este fim de semana à bonita cidade de Tomar, para assistir pela primeira vez à Festa dos Tabuleiros. Fiquei surpreendido, o povo aderiu em massa, houve mais cabeças por metro quadrado do que na Zara em dia de saldos. Serve para provar a alguns Velhos do Restelo, que andam para aí, que a entidade cultural do nosso país continua bem de saúde.

No entanto, fico admirado como é que os movimentos feministas ainda não se pronunciaram contra esta festa, de cariz profundamente exploratório da condição feminina. Temos cerca de 600 mulheres que carregam na cabeça, cada uma, um cesto de 30 kilos, num percurso de cerca de cinco quilómetros. Os homens ao seu lado limitam-se a bater palmas, a acenar para os familiares que assistem ou a falar ao telemóvel. De quando em vez, lá metem o cesto ao ombro, mas de certeza com aquele pensamento: "Eu já sabia que ela não conseguia. E agora? Tenho uma ressaca tão grande nos cornos e tenho que levar esta merda! Mas por que é que eu fui me meter nisto?!" .

Está mal, minhas amigas feministas! É um abuso, um escárnio a todas as vitórias conseguidas em nome da emancipação da mulher. É como se os homens dissessem: "Já podem votar, ter licença de parto mas continuam a carregar com um cesto de 30 kilos na tola! Toma, embrulhem!"
Pensem nisto, minhas amigas, qual é a mulher que de livre vontade carrega 30 kilos na cabeça? Isso era no tempo em que não havia máquinas de lavar roupa e lá tinham que ir lavá-la ao rio.

Aposto que são obrigadas. Aposto que a PITA (Polícia de Investigação de Tomar e Arredores) percorre, dias antes, todas as casas da região e, todas as mulheres com mais de 18 anos, são arrancadas do seio familiar para serem levadas para um qualquer sítio secreto, onde em condições desumanas, sem comer e sem dormir, são submetidas a um treino implacável e as que não conseguem desaparecem misteriosamente. Tanta família Nabantina orfã, subjugada ao silêncio.

Isto não pode continuar, minhas amigas! Num país que se quer moderno, não se pode continuar a permitir esta exploração!
Assim como queimaram, outrora, os soutiens, proponho uma queima de tabuleiros! Para Tomar! Já!

P.S: Alguém que leve manteiga. Com tanto pão a queimar, sempre se pode fazer umas torradinhas!

Sem comentários: