sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Zeca

Andava a dar uma volta nuns blogues e deparei com um que tem um nome vagamente militarista e um link para a Revista Atlântico, não sei se estão a ver o estilo. E qual era o assunto do dia? Zeca Afonso, o folclore à sua volta e a sua suposta falta de qualidade.
É bem giro eu lembrar-me do 20º aniversário da morte de Zeca Afonso através de um blog de direita, o que se calhar até atesta bem da relevância do artista em causa. Alguns dos comentadores admitem que não entendem grande coisa da sua música. Talvez pela ausência dos refrões à Celine Dion?........
O autor da posta, um tipo com três nomes que escreve como se fosse o maior e toda a gente o conhecesse (a minha cultura de esquerda gera certas insuficiências, admito-o), gastou as pontas dos dedos a escrever sobre alguém que considera irrelevante.
E ainda bem.

José Afonso foi o artista português mais marcante na música popular portuguesa do século XX. Se calhar isso não chega, porque era comuna.
A sua obra inspirou praticamente todos os músicos de qualidade de hoje em dia, que andam por aí a tentar fazer alguma coisa pela música portuguesa. Pegando nas raízes tradicionais portuguesas, juntando toques africanos e arranjos simples mas por vezes revolucionários, ajudou a mudar por completo tudo o que se fazia até então.
E, para além disso, lutou pela liberdade, através da música, da cidadania, do seu exemplo.
Já lá vão 20 anos, Zeca.
E temos saudades tuas.

Sem comentários: