sábado, 3 de março de 2007

O capitão

Morreu o Bento. Manuel Galrinho Bento, o tipo do bigode e gémeo do polícia maluco da Balada de Hill Street.
Neste momento, em que a nação benfiquista está de luto, recordaram-se histórias do melhor guarda-redes português de todos os tempos.
Desde o jogo em que, contra o Torpedo de Moscovo, defendeu dois penaltis e marcou o decisivo (ouviste Ricardo? não passas de um macaquinho de imitação), passando pela forma como assumiu a defesa de todos os jogadores da selecção nacional em Saltillo, até ao soco desferido em Manuel Fernandes, glória do Sporting e colega de selecção, resolvendo tudo no dia seguinte, com uma almoçarada a dois.
Nascido na Golegã, Bento era sobretudo um produto do Barreiro. Um jogador empenhado, corajoso, habituado às dificuldades da vida. E tinha um coração enorme, aquilo que, na prática, o distinguiu de todos os outros.
O "Público" chamou-lhe "o mais destemido guarda-redes português", e era verdade. Mas era também o melhor. Vítor Damas, o outro histórico, era talvez mais talentoso e sobretudo mais elegante no seu estilo. Mas Bento era o Maior. Gritava incessantemente com os colegas de defesa. Obrigava-os a estar alerta, porque sabiam que se Bento levasse um golo por culpa de algum deles iam levar com os gritos daquele bigode durante toda a semana seguinte. Metia a cabeça onde outros não metiam os pés. Porque era o Bento, porque era o guardião do Glorioso, porque aquela camisola representava tudo, a sua casa, a sua vida.
Ainda o vejo na baliza, uma presença intimidatória apesar dos seus 1,73 mt. Encostadas às redes, guardava umas luvas suplentes, lá dentro um pedaço do corno esquerdo de uma vaca, quem sabe a ligação supersticiosa à terra onde nasceu, um símbolo de onde veio, e de nunca se esqueceria.
Como disse agora o emocionado Toni, a partida de Bento "é como um soco na alma".

Descansa em paz, campeão.

Manuel Bento jogou 18 épocas no Benfica, conquistou 8 campeonatos, 6 taças de portugal e duas supertaças. Foi internacional por Portugal em 63 ocasiões.

Sem comentários: