segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Grande Esgalho do Pessegueiro, em Stereo

Estava de férias quando, aparentemente o velho circo desceu à cidade. Leonard Cohen e Lou Reed em Lisboa, nas mesma noite. Não vi outra grande carcassa, o Bob Dylan, mas dizem-me que foi um secador descomunal; apanhei o Neil Young, e redescobri a fé no Rock n' Roll.
Não fui nem ao Cohen nem ao Lou Reed. Dito isto, aqui vai uma opinião de alguém que só os conhece dos discos.
O Cohen é um tipo realmente talentoso, mas praticamente conseguiu arruinar uma carreira à pala dos piores arranjos alguma vez vistos na história da música, superados apenas pelos arranjos dos primeiros albuns do Jorge Palma. E é um chato do caraças. Talentoso, mas muito, muito, chato.
Já o Lou Reed é um arrogante de merda. Também tem talento, mas nem de perto nem de longe o quanto ele acha. Comporta-se como se todo o mundo lhe devesse beijar os pés, apesar de não fazer um album de jeito desde Transformer (já lá vão mais de 30 anitos).
Depois, não faltaram as queixas, de "como é possível estes senhores estarem agendados para a mesma noite?", meu deus!!
Isto, se calhar, é sinal de que a capital da metrópole está a começar a ser um bocadinho menos periférica, ainda que não menos parola.
E, é claro, todos os intelectuais deste calhau à beira do charco bateram grandes píveas com os senhores. Estão no seu direito. Eu, calhau que sou, preferi ver o Estoril- Benfica C. São opções.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma punheta de um pseudo-intelectual: depois do Transformer, Lou Reed teve alguns bons álbuns (por exemplo Berlin, New York e Magic and loss); mesmo que não os tivesse, a influência musical dos Velvet foi tão grande (sobre toda a música independente que se faz desde aí) que, só por si, justificaria "o grande esgalho do pessegueiro"; uma vez que Cohen e Lou Reed concorrem no mesmo segmento de mercado (os velhos bons mas chatos), e que nenhum dos concertos encheu, faria sentido agendá-los para dias diferentes. Abraços pegajosos...

professor x disse...

Concordo com o Bastard, parolice é que não falta neste canto. Sim, são nomes muito sonantes, importantes, etc. Mas ainda há cu que aguente??? Parece que sim, e ainda querem mais. Enfim, gostos são gostos.

Little Bastard disse...

Caro amigo Ricardo R (ou Dr. Cron):
quanto ao Lou Reed, a influência dos Velvet e blá blá blá...perdão, acabei de adormecer. Acontece-me quando penso no Lou Reed.
Quanto aos abraços pegajosos, claramente dispenso-os, seu punheteiro sem vergonha.
E o Yebda parece-me jogador.

papousse disse...

Papousse

Loves

Leonard Cohen