sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Coisas que me irritam III

Eu gosto de publicidade. Gosto muito. Especialmente na televisão, gosto mais do que da esmagadora maioria dos programas. Mas há uma coisa que me irrita muito: são os anúncios que tentam lançar modas ou, sobretudo, lançar termos. Há muitos exemplos, mas acabei de ver dois na televisão, ambos à volta dessa importação milagrosa chamada caipirinha.
Um é a "Caipi com Bacardi", a outra é o "Caipirão".

1 - O anúncio da Bacardi tem como slogan "Caipi? Só com Bacardi!". Caipi. Sim, Caipi, um diminutivo pseudo-cool para os tipos que saem para as discotecas do Montijo. Ninguém diz Caipi. Ninguém vai alguma vez chegar ao balcão e pedir uma Caipi, o barman vai pensar que o tipo é gago. E não gosto que os publicitários inventem palavras para mim que eu, como o cão do Pavlov, vou repetir quando for gastar os meus euros em qualquer coisa estúpida.

2 - O Caipirão não é tão grave, porque eles efectivamente "inventaram" uma coisa, uma bebida. Mas, mesmo que se goste daquilo, é um bocado ridículo pedir um caipirão.

Dica para os publicitários: metam gajas boas nos anúncios. Isso basta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto da crítica que um urbano sofisticado faz à publicidade. Normalmente, critica-se a publicidade pela mesma cultivar um glam supérfluo, fútil e superficial. Tu critica-la pelo contrário: estes anúncios são demasiado suburbanos, não são "fashionable enough", lançam modas que estão fora de moda. Superficilidade sim, desde que seja elegante e de bom gosto. Morte aos nortistas, não-elitistas e não liberais.

Little Bastard disse...

Sofisticado, eu?! Leia a última frase do post "metam gajas boas nos anúncios".
O problema não é o anúncio ser suburbano, é ser estúpido e tratar as pessoas como estúpidas. Eu aceito que a publicidade me faça isso, mas no mínimo tem que dar mamas em troca.